UFCAT em implantação

UFCAT avança no processo de criação de sua identidade visual

Por Welliton Alves. Em 09/03/21 11:37. Atualizada em 12/03/21 17:21.
Após instituição de comissão, contratação de empresa especializada e início da execução do serviço, UFCAT aguarda as propostas de identidade visual para escolher sua marca. Saiba mais!

Desde a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em março de 2018, inúmeros passos e processos vem sendo executados para o desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a consolidação de nossa nova universidade.

Dentre eles, uma etapa importante é o estabelecimento da UFCAT no mundo através de sua marca própria, sua identidade visual.

Este processo está sendo conduzido desde o ano passado e começou pela instituição de uma comissão, por parte da Reitoria, para conduzir os trabalhos. A Portaria UFCAT nº 451/2020 designou a comissão formada pelos seguintes servidores, sob presidência do primeiro: os professores Bruno Garcia de Oliveira, Neila Coelho de Sousa, Marcelo Stoppa, Michelle da Silva Borges, Almir Vieira Silva e os técnicos-administrativos em educação Hewerton Renato Fleury Silva, Lailton Martins Ribeiro e Welliton dos Reis Alves.

"A identidade visual de uma instituição é sua expressão permanente junto a comunidade interna e externa. No âmbito de uma universidade, a sua identidade visual a representará nas dimensões que a sustentam (ensino, pesquisa e extensão), deverá resgatar sua história e as projeções pra o futuro, além de ter significado para as pessoas! Assim, um processo complexo e representativo, com variáveis objetivas e subjetivas. Por tanto, uma trabalho de criação de identidade visual requer cuidado, sensibilidade e profissionalismo!", assim expressou a Reitora da UFCAT, Prof. Roselma Lucchese acerca do que foi idealizado para a execução de tal demanda institucional.

Planejamento e execução

Em alinhamento com a Reitoria da UFCAT, foi planejado que com base em dados coletados na universidade, as propostas de identidade visual fossem elaboradas de maneira profissional. A contratação de uma empresa especializada tem o objetivo de garantir que todas as propostas tenham qualidade para representar apropriadamente com base em conceitos de design o que é a Identidade da UFCAT. Num segundo momento, as propostas de identidade feitas pela empresa passarão por consulta pública e aprovação em órgão deliberativo superior.

Sendo assim, foi definida a abertura de um processo licitatório (Processo SEI 23070.057392/2020-11) para a contratação de empresa especializada em tal serviço. A contratação ocorreu por meio de dispensa de licitação e a empresa vencedora foi a Cartograma Branding, Consultoria e Inovação, de Maringá-PR.

Paralelo à contratação do serviço, a Comissão para Elaboração da Identidade Visual foi desenvolvendo uma ação de coleta de informações junto à comunidade universitária para construção de um documento contendo aspirações em relação à marca da UFCAT, aos valores a serem expressos nela. Foram realizadas reuniões virtuais com as chefias de unidade e com representantes dos técnicos-administrativos em educação para convite à participação de docentes, técnicos, estudantes e terceirizados no processo, por meio do preenchimento de um formulário. Foram obtidas 146 respostas. Estas foram sistematizadas e o documento gerado repassado à empresa contratada para subsidiar o trabalho deles.

Já agora, em 2021, a empresa realizou também seu trabalho próprio de levantamento de informações, através da realização de workshops virtuais focados em identificação de valores e atributos da marca e cenário competitivo. Foram convidados membros da comunidade universitária para o primeiro e membros da comunidade externa para o segundo. Assim a empresa traçou estratégias e táticas de design em relação aos possíveis formatos, paleta de cores e outros aspectos inerentes à uma identidade visual.

Por fim, após os workshops, a empresa partiu para uma reunião virtual de validação com a Comissão, realizada na última semana. Foi apresentado à comissão uma sistematização de todo conteúdo coletado pela empresa e que norteará a criação das propostas de identidade visual ao longo das próximas semanas.

Três propostas de identidade visual e consulta pública!

Na contratação do serviço de design gráfico para elaboração da identidade visual da UFCAT, foi contratado a apresentação de 3 propostas de identidade visual por parte da empresa. Estas 3 propostas passarão por consulta pública à comunidade geral.

Seguindo os ritos regimentais, a proposta escolhida pelo público será levada com as outras duas para o Conselho Universitário, que poderá ratificar a vencedora da consulta pública como a novíssima marca da UFCAT ou então deliberar acerca das outras propostas e assim dar o veredito.

Havendo a definição da proposta escolhida, a empresa finalizará seu trabalho entregando a identidade visual completa e o Manual da Marca para a UFCAT.

Acompanhe pelo site e redes sociais da Universidade pois, em breve, a comunidade universitária será convidada a participar da consulta pública!

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias Identidade Visual Ufcat