
UFCAT institui sua Comissão de Ética no Serviço Público
CESP/UFCAT será responsável por ações voltadas principalmente para o cumprimento do código de ética no serviço público federal. Saiba mais!
Texto: Marcos Agapito
A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) segue se estruturando e desenvolvendo seu organograma, atendendo as necessidades no cumprimento das legislações que cercam o processo de desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG), ao longo do período de tutoria.
A mais nova estrutura criada é a Comissão de Ética no Serviço Público, a CESP/UFCAT. Esta comissão foi criada pela necessidade de se instituir a Unidade de Gestão da Integridade (UGI) na UFCAT. A demanda foi comunicada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) da Controladoria Geral da União (CGU) via Ofício nº 2817/2020/STPC-CGU, reforçada pelas orientações da Superintendência da Controladoria Regional da União do Estado de Goiás via Ofício Circular nº 73/2020/Chefia-GO/NAOP/GOIÁS-CGU.
As prerrogativas destas comunicações foram para o cumprimento do Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017; Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994; Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007; e da Portaria CGU Nº 57, de 4 de janeiro de 2019; culminando na criação da Unidade de Gestão da Integridade (UGI/UFCAT), da Corregedoria/UFCAT, da Ouvidoria/UFCAT e da Comissão de Ética no Serviço Público (CESP/UFCAT).
A Portaria nº 272/2020, de 18 de maio de 2020, do Gabinete da Reitoria, instituiu a Comissão de Ética no Serviço Público da Universidade Federal de Goiás (CESP/UFCAT). Compõem a comissão, designados pela Portaria nº 297/2020, de 02 de junho de 2020, do Gabinete da Reitoria, os servidores Prof. Marcos Vinicius Agapito Mendes (Presidente), TAE Graciele Cristina Silva e TAE William Koga Silva Filho, tendo
como suplentes Prof.ª Ivânia Vera, Prof.ª Carla Natalina da Silva Fernandes e TAE Gislei Lemes Marques, além do TAE Hewerton Fleury como Secretário-Executivo.
A primeira reunião ordinária da CESP/UFCAT aconteceu no dia 02 de setembro de 2020, onde estiveram presentes todos os membros, titulares e suplentes, o secretário-executivo e a Reitora Pro Tempore Prof.ª Roselma Lucchese. Na ocasião, a comissão foi apresentada e as primeiras ações discutidas.
As próximas reuniões ordinárias acontecerão mensalmente, permitindo que estratégias sejam traçadas com foco no cumprimento da ética no serviço público da Universidade Federal de Catalão. A CESP/UFCAT, em seu caráter educativo, buscará a realização de campanhas educativas, voltadas principalmente para o cumprimento do código de ética no serviço público federal, além de diversas outras ações que estão no escopo desta comissão.
"Nós, membros da CESP/UFCAT, gostaríamos de agradecer a Reitoria pela confiança que nos foi creditada e reforçar nosso compromisso com o trabalho e integridade ética da Universidade Federal de Catalão", expressou Prof. Marcos Agapito em nome da comissão.
Fonte: Ascom - UFCAT
Categorias: notícias Ética no serviço público Ufcat