Alfabetização

Pesquisa "Alfabetização em Rede" reúne dados sobre a alfabetização de crianças durante a pandemia e a PNA

Por Welliton Alves. Em 24/08/20 12:53.
UFCAT participa da pesquisa juntamente com 29 universidades públicas de todas as regiões do país. Saiba mais!

Texto: Selma Martines

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), juntamente com 29 universidades públicas de todas as regiões do país, está participando da pesquisa "Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA)". O projeto tem a coordenação nacional da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFJF).

A UFCAT conta com a participação da professora Selma Martines Peres da Unidade Acadêmica de Educação que tem se dedicado a pesquisar a temática Leitura, Escrita, alfabetização e letramentos. A professora foi coordenadora do GT 10 de Alfabetização, Leitura e Escrita da Anped Centro-Oeste e vice-coordenadora desse mesmo GT na Anped Nacional. É líder do grupo de pesquisa EDULE – Educação, Leitura e Escrita e representa o estado de Goiás na pesquisa Alfabetização em Rede.

A Alfabetização em Rede é uma ação de um conjunto de pesquisadores/as do campo da alfabetização de todo o país, que se une para realizar estudos quanti-qualitativos, e esta é a primeira das várias pesquisas que serão realizadas. Entre as 27 universidades públicas de todas as regiões do Brasil que participam, estão: UFSJ, UEMG, UFRN, UFERSA, UFSM, UFMS, UFPEL, FURG, UFRJ, UFMA, UFPI, UFR, UNIPAC, UFPA, UNIFAP, UNIFESP, UNIMONTES, UFPE, UPE, UNIR, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, URCA, UFC, UFAL, UFPB, UFS, UNEB.

O objetivo da pesquisa é saber como está sendo realizada a alfabetização das crianças durante a pandemia e conhecer como a Política de Alfabetização do governo federal é recebida pelos professores. A Alfabetização em Rede pretende reunir dados nacionais para consolidar e fortalecer pesquisas, propostas e políticas de alfabetização no sentido de fomentar frentes contra o analfabetismo e a consolidação de políticas e práticas de alfabetização no país.

A primeira fase da pesquisa segue até o final de agosto e constitui-se de um questionário do google forms, aplicado a docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Após essa fase, os dados serão computados e analisados para posterior compartilhamento com pesquisadores do Brasil e do exterior.

Após a conclusão de todas as etapas da pesquisa, terão início ações para pôr em prática os resultados obtidos. A ideia é ofertar palestras e/ou oficinas para as Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, cujos docentes participaram do questionário e também para a comunidade em geral, de modo a divulgar e a disseminar o conhecimento produzido.

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Pesquisa Alfabetização educação