Projeto Institucional do Residência Pedagógica da UFCAT é aprovado

Projeto Institucional do Residência Pedagógica da UFCAT é aprovado na Capes

Por Welliton Alves. Em 28/05/20 14:12. Atualizada em 10/06/20 11:48.
Em primeira participação como UFCAT foi alcançado o 26º lugar na classificação nacional, 5º na Região Centro-Oeste e 2º no estado de Goiás. Saiba mais!
Texto: Dulcéria Tartuci
          Márcia Pereira
Fotos: Acervo pessoal

 

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) tem uma longa trajetória de diálogo e parceria com as redes públicas de ensino, todavia esta articulação se dava institucionalmente via Universidade Federal de Goiás (UFG). Assim, a aprovação do Projeto Institucional do Residência Pedagógica, neste contexto de implementação da instituição,  poderá contribuir para o fortalecimento e consolidação/institucionalização da Política de Formação de Professores da UFCAT, para o aperfeiçoamento dos cursos de Licenciatura e para a melhoria da Educação Básica.

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações da CAPES que integram a Política Nacional de Formação de Professores e visa promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. (...) e ainda “assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica”.

O primeiro edital do Programa foi publicado em 2018 e a UFCAT participou ainda como UFG/Regional Catalão.

 

Classificação

Nesta 2ª Edição do programa a UFCAT participa como proponente do Projeto Institucional. No Brasil foram aprovados 250 projetos e a UFCAT ficou em 26º lugar na classificação nacional, 5º na Região Centro-Oeste e 2º no estado de Goiás.

 

Bolsas

Serão ofertadas 225 bolsas, sendo 192 bolsas para alunos residentes dos cursos de licenciatura, 24 para professores preceptores de educação básica da rede estadual e municipal de catalão e 9 para docentes orientadores e coordenadores da Universidade.

A implementação das bolsas para alunos residentes, aliada a outros programas de bolsas, contribuirá para a permanência de alunos de baixa renda na universidade.

 

Partícipes do RP

O Projeto Institucional da UFCAT é constituído por cursos de diferentes áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Sociais, Naturais e Exatas) da UFCAT em parceria com várias escolas campo da educação básica pública estadual e municipal.

Diretamente: 240 alunos residentes de licenciatura, 44 professores (entre os da UFCAT e da educação básica) e atingirá mais de 2.500 alunos das escolas campos da educação básica;

Indiretamente:  mais de 70 professores e gestores da escola de educação básica.

 

Objetivos

Implementar o Programa Residência Pedagógica como espaço de profissionalização docente e de aproximação dos cursos de Licenciatura ao contexto do trabalho docente, fortalecer os estágios curriculares obrigatórios, articular os conhecimentos teóricos e práticos e construir autonomia na gestão de sala de aula, por meio de ações dialógicas e colaborativas entre a universidade e as redes públicas de educação básica.

 

Contribuições

O desenvolvimento do Projeto Institucional do Residência Pedagógica em articulação aos  Estágios Curriculares Obrigatórios e os demais programas da Capes, poderá contribuir na instituição da política de formação de professores da UFCAT e cooperar na expansão do regime de colaboração entre Universidades, Estado de Goiás (Secretaria Estadual de Educação), Município (Secretarias Municipais de Educação - SME) e a União (Capes), bem como estimular a ampliação do protagonismo das secretarias, das escolas e de seus professores na formação de inicial de alunos de cursos de licenciatura, a  escola como cenário de aprendizagem colaborativa e de coprodução de conhecimento sobre a docência.

A Reitoria Pro Tempore da UFCAT classificou como histórica a aprovação, principalmente pelo fato da UFCAT estar em plena implantação e destacou a dedicação dos docentes da instituição. "Para esse momento histórico, que representou a primeira proposta institucional como UFCAT para RP e PIBID, temos muito a comemorar! Assim, destacamos minimamente dois fatos: primeiro pelo resultado que supera qualquer expectativa de uma IFES em implantação; segundo, pelo trabalho de nossos professores, que se demonstraram competitivos e maduros para essa atribuição. E, incentivada por tais considerações, externamos nossa gratidão aos que se dedicaram ao projeto, sobretudo as professoras Dulcéria (Unidade Acadêmica de Educação) e Márcia (Unidade Acadêmica de História e Ciências Sociais) que coordenaram os projetos", ressaltou Prof.ª Roselma Lucchese, Reitora Pro Tempore da UFCAT.

 

Professoras Dulcéria e Márcia
As professoras Dulcéria Tartuci (à esq.) e Márcia Pereira dos Santos (à dir.)
se destacaram
na elaboração do projeto aprovado

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Residência Pedagógica Ufcat