Campus

UFCAT cria grupos de trabalho para discussão de estratégias e tecnologias digitais para desenvolvimento do ensino e demais atividades da universidade frente a pandemia

Por Roberto Tavares. Em 16/05/20 07:38. Atualizada em 16/05/20 07:39.

Objetivo é realizar amplo debate sobre os cenários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da instituição frente aos cenários projetados em relação a pandemia de Covid-19.

No último dia 07/05, em uma reunião administrativa ampliada, realizada via videoconferência, com a presença da Reitoria, Pró-Reitorias, Diretores de Unidades Acadêmicas, Coordenadores de Curso de Graduação, Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação e representantes estudantis e técnico-administrativos, a UFCAT iniciou uma discussão sobre os cenários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da instituição frente aos cenários projetados em relação a pandemia de Covid-19.

Nesse sentido, foram criados quatro Grupos de Trabalho (GTs) com o intuito de debater questões ligadas à Tecnologia de Informação, Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação. A ideia é realizar um amplo debate sobre esses temas de modo a produzir um diagnóstico sobre a situação, levando em conta a segurança para atividades presenciais, as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento das atividades remotas e a qualidade do acesso à internet que possui a maioria dos estudantes, professores e técnicos da UFCAT, para posterior aprovação no Conselho Universitário (Consuni) da UFCAT.

A UFCAT está entre as 63 universidades federais do País que não aderiram às aulas não presenciais e um dos motivos é impossibilidade de garantir isonomia de acesso aos conteúdos para todos os estudantes, além da necessidade de que as aulas sejam adequadas/adaptadas para o formato digital do ensino a distância. Os desafios são grandes, mas precisamos ter um diagnostico mais próximo da realidade possível para que possamos dar respostas assertivas e sem prejuízo à educação de qualidade, inclusiva e que garanta a proteção sanitária a todos e todas.

As reuniões dos GTs estão acontecendo e abertos à participação dos interessados, que podem solicitar pelos contatos abaixo:

GT Graduação: fernandaferufg@gmail.com

GT Tecnologia da Informação: paulohazevedo@ufg.br