Covid-19 em dashboard

Portal desenvolvido por servidores do IFGoiano e UFCAT reúne informações da Covid-19 no Brasil

Por Welliton Alves. Em 12/05/20 18:12.

Site acompanha e reúne informações sobre a Covid-19 no Brasil no formato de dashboards. Saiba mais!

Texto e imagem: Jean Tomáz

Um grupo formado por professores, pesquisadores, técnicos administrativos e estudantes do IF Goiano – Campus Avançado Catalão, Campus Cristalina – e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), trabalham no desenvolvimento de um portal de concentração de indicadores para análise e acompanhamento, chamado ‘COVID-19 Brasil em Dashboard’. Os Dashboards são painéis visuais de informações centralizadas, em tela única, que apresentam medidas e indicadores globais, porém de forma simples e sucinta.

Covid-19 em dashboard
Interface do Covid-19 Brasil em Dashboard

De acordo com professor de computação Leandro Rodrigues da Silva Souza do IFGoiano, idealizador e coordenador do projeto, o ‘COVID-19 Brasil em Dashboard’ constitui importante instrumento de interesse público em período de dúvida, insegurança e infortúnio mundial, tendo em vista a convivência coletiva e a alta taxa de transmissão e contágio do COVID-19, colaborando também para evitar que as notícias falsas (fakes) influenciem negativamente uma parcela significativa da sociedade. Assim, este trabalho auxilia a interação e a inclusão nas relações sociais, por meio do compartilhamento de informações e conhecimentos confiáveis sobre o comportamento da pandemia. Por outro lado, a iniciativa também colabora com o poder público e privado na orientação para implementação de ações, em favor da saúde, economia e bem-estar da população.

O portal https://www.informecovid19.com.br/ pode ser acessado a qualquer momento por diversos instrumentos eletrônicos, desde que estejam conectados à Internet, como computador, notebook, Smart TV, entre outros, inclusive smartphones, que estão sempre na palma da mão da maioria das pessoas.

O servidor Jean Tomáz da Silva, técnico de Tecnologia da Informação da UFCAT, atuou como suporte tecnológico para configuração de um sistema de controle de versão de códigos de programação para auxiliar na construção e funcionamento do site.

Neste momento o grupo está desenvolvendo novas funcionalidades que em breve serão incorporadas ao portal. O portal foi liberado recentemente e já possui acesso de mais de 66 países.

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias covid-19 Ufcat