Modelo de face shield sendo produzido na UFCAT

Parceria entre UFCAT e instituições locais produz EPIs para profissionais da saúde

Por Welliton Alves. Em 30/03/20 18:05. Atualizada em 30/03/20 18:13.
Serão produzidos face shields que, inicialmente, serão distribuídos à Secretaria Municipal de Saúde para as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Catalão. Saiba mais!

Diante da crescente epidemia que o Mundo enfrenta, tornou-se necessária a busca por meios de suprir os profissionais de saúde, em especial à sua proteção individual, de equipamentos de segurança. No entanto, tomados pela escassez de diversos destes equipamentos de proteção individual (EPIs), grupos se valem da tecnologia para produzir máscaras de proteção facial, conhecidas por face shields.

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), engajada no enfrentamento da pandemia da Covid-19, e colocando à disposição da sociedade todo seu recurso científico e tecnológico, juntou-se a outras instituições locais parceiras e iniciou a produção deste EPI. O Centro De Ensino Integral da Polícia Militar de Goiás - Unidade Catalão, o SENAI-Catalão, a HPE Automotores do Brasil - Catalão, a UNA Catalão, o Instituto "Prof. João Margon Vaz" e o Rotary Club são parceiros da UFCAT nessa produção conjunta, além da colaboração direta na confecção e produção dos face shields por parte da empresa incubada no Centro de Empreendedorismo e Inovação Athenas (CEI Athenas), a 7 TechX - Soluções Tecnológicas.

Modelo de face shield sendo produzido na UFCAT
Modelo de face shield produzido

Os modelos começaram a ser confeccionados a partir de um modelo desenvolvido pela marca PRUSA, que fabrica impressoras 3D, uma vez que o arquivo estava disponível na internet (Confira aqui os arquivos!). O fato é que cada peça demorava até 3 horas e meia para ser impressa, consumindo cerca de 40g de material. Então, utilizando as recomendações da ANVISA e as dimensões prévias, o projeto foi redesenhado e conseguiu-se uma otimização no tempo de impressão e no consumo de material. "Redesenhamos o projeto aqui na UFCAT, conseguindo um modelo que leva 1 hora e 10 minutos pra ser impresso e utiliza 13g de material. Assim, pudemos deixar o processo mais ágil", conta o Prof. Marcelo Henrique Stoppa, Diretor de Inovação, Transferência e Tecnologia na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFCAT e a frente da linha de produção na universidade.

A produção tem sido realizada por impressão 3D com doação de insumos por parte de diversas pessoas e das instituições parceiras supracitadas. Estas disponibilizaram equipamentos (impressoras 3D) e pessoal para trabalhar na impressão, além de materiais que tinham disponíveis em seus respectivos estoques.

Produção de face shields na UFCAT
A viseira e os reforços do face shields são impressos em PLA

A UFCAT, além de também produzir as peças, centraliza o recebimento das unidades impressas por parceiros, esteriliza, embala e repassa para ao Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus da UFCAT, que cuidará da distribuição às instituições de saúde. "Nós temos a certeza de que a união e cooperação de todos é essencial para que essa crise seja enfrentada com tranquilidade e preparo", ressalta Stoppa.

A demanda inicial da Secretaria Municipal de Saúde por face shields é de 200 unidades, mas outras instituições de saúde já entraram em contato solicitando algumas unidades também. Dessa forma, há a necessidade de mais insumos para que a produção seja continuada. "Estamos abertos a parcerias e quem quiser colaborar é só entrar em contato. Outros projetos além dos EPIs, mais complexos, começam a ser estudados", conclama Stoppa.

O e-mail de contato com a equipe de produção dos face shields na UFCAT será o: 7techx.solutions@gmail.com

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias Face shield covid-19 Ufcat