PET- UFCAT realiza o I Integra Saúde: família, escola e comunidade

Por Welliton Alves. Em 24/03/20 15:45. Atualizada em 24/03/20 17:53.
Evento foi organizado pelo Grupo 4 do PET (Atenção à saúde da mulher, criança e adolescente) e foram realizados aproximadamente 80 (oitenta) atendimentos à população. Confira!

Texto: Janaina Cassiano Silva
          Juliana Martins de Souza
          Nunila Ferreira de Oliveira

No dia 14 de março de 2020, docentes, discentes e preceptores do PET-Saúde da Universidade Federal de Catalão- UFCAT, juntamente com equipes da Escola e Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC realizaram nesses serviços, das 08 às 12 horas, o I Integra Saúde: família, escola e comunidade.

Este evento foi organizado pelo Grupo 4 do PET (Atenção à saúde da mulher, criança e adolescente) e contou com a participação dos demais grupos que compõem este Projeto.

PET- UFCAT realiza o I Integra Saúde: família, escola e comunidade
Alunos, docentes, discentes e preceptores do PET-Saúde UFCAT no I Integra Saúde: família, escola e comunidade (Fonte: Acervo pessoal)

O objetivo foi oferecer atendimento à comunidade dos bairros assistidos por esta Unidade, visando atender um dos princípios básicos do PET, quer seja, a interprofissionalidade e o contato direto com a comunidade. As atividades desenvolvidas foram em diversas áreas: orientações Hiperdia; práticas integrativas; orientação odontológica; atualização do cartão de vacina; coleta de preventivo; oficina de planejamento familiar; avaliação nutricional; rodas de conversa; corte de cabelo, maquiagem, massagem, design de sobrancelha; pintura infantil; jogos e brincadeiras.

PET- UFCAT realiza o I Integra Saúde: família, escola e comunidade
Atividades na escola e unidade Básica de Saúde do CAIC no I Integra Saúde: família, escola e comunidade
(Fonte: Acervo pessoal)

O evento contou com expressiva adesão da população local, foram realizados aproximadamente 80 (oitenta) atendimentos. A equipe do PET-Saúde Interprofissionalidade agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do evento: Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/UFCAT; Prefeitura Municipal/Secretaria de Saúde de Catalão/GO; Superintendência de Água e Esgoto-SAE de Catalão/GO; Laboratório Preventivo; Instituto Mix de Profissões; Drogasil; Top Digital; Conselho Tutelar de Catalão/GO; Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz-CCPA e as equipes da Escola e UBS do CAIC representadas pela diretora Maria de Fátima Campos Mundim Safatle e a enfermeira Keterine Daniela Borges Fernandes.

Destaca-se que atividades como estas possibilitam maior aprendizado para todos os envolvidos, reforçam a promoção da saúde de maneira interprofissional e o compromisso ético, político e social do PET-Saúde e da UFCAT com a comunidade.

PET- UFCAT realiza o I Integra Saúde: família, escola e comunidade
Mais atividades na escola e unidade Básica de Saúde do CAIC no I Integra Saúde: família, escola e comunidade
(Fonte: Acervo Pessoal)

Fonte: PET-Saúde - UFCAT