
Estudante da UFCAT fica entre os melhores atletas universitários de 2019 pela FGDU
Estudante de Engenharia de Minas, Tharik Bueno carrega o nome da universidade disputando competições de Tênis de Mesa e é primeiro universitário de Catalão a conquistar tal feito. Confira!
No ano de 2018, o jovem estudante do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Tharik Bueno representou a instituição pela primeira vez nos Jogos Universitário Brasileiros (JUBS), na cidade de Vitória-ES, competindo na modalidade Tênis de Mesa.
Já em 2019, mais uma vez carregando o nome da instituição, brigou por uma vaga nos jogos mundiais Universitários, batendo na trave e caindo nas quartas de final, ficando em 7º lugar na competição de tênis de mesa individual. Nas categoria duplas mistas, o jovem obtendo um bom resultado, conquistou o bronze junto de sua parceira Sarah Rabelo. Tais atuações culminaram na conquista de uma premiação dentre os melhores atletas universitários de 2019, honraria concedida pela Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), em cerimônia realizada no dia 18 de fevereiro de 2020.

Em uma entrevista com o nosso atleta universitário sobre este feito, o mesmo diz ser uma honra levar o nome da Universidade junto à essa conquista. "Representar a nossa universidade e levar o nome do meu curso junto com o nome da Liga das Engenharias da UFCAT foi algo de enorme responsabilidade e honra, e ser o primeiro estudante de Catalão a conquistar tais feitos e receber essa homenagem é algo que me emociona muito", expressou Tharik.
Nos Jogos Universitários Brasileiros em 2019, Tharik se juntou à delegação da Universidade Federal de Goiás, que se agregou à delegação da FGDU, "e literalmente invadimos Brasília sendo o segundo Estado na classificação geral perdendo apenas para a forte e tradicional estado de São Paulo", ressaltou.

Apesar de não ter vínculo algum com a Atlética de seu curso, ainda assim Tharik buscou apoio da Liga das Engenharias da UFCAT, a Tenebrosa. A mesma se prontificou em ajudá-lo tanto financeiramente quanto emocionalmente para as competições, pois como expôs Tharik, "participar de uma competição classificatória para um Mundial não é tarefa fácil".
Com sua experiência como atleta universitário, Tharik salienta a importância da prática esportiva e suas contribuições em paralelo à vida acadêmica. "O esporte é algo que nos ensina muito e nos auxilia a contornar situações muitas das vezes delicadas, como por exemplo, morar longe de família e amigos, para cursar em uma universidade, além de ser um complemento super importante na aprendizagem, já comprovado cientificamente".
Falando de futuro, o jovem competidor já tem planos para o mês de maio deste ano, em que pretende ir até Recife-PE, onde serão sediados os Jogos Universitários Brasileiros 2020 (JUBS Raquetes), sendo uma competição seletiva para se juntar à Seleção Brasileira Universitária que disputará o Panamericano Universitário na cidade de Mérida, no México. Já no mês de outubro, em Itumbiara-GO acontecerão os Jogos Universitários Goianos (JUGS Raquetes), onde também já se vê representando a UFCAT, brigando pelo título e buscando levar o nome da nova universidade ao topo do pódio.
Desse modo, representar a UFCAT nessa jornada esportiva tem sido motivo de muito orgulho para ele. "É algo que sempre vou guardar na memória e no coração. Representar a recém-criada UFCAT e o curso de Engenharia de Minas será algo de grande responsabilidade, visto que levar o nome Brasil afora da nossa tão sonhada universidade é algo que emociona muito", finalizou Tharik.
Fonte: Ascom - UFCAT
Categorias: NOTÍCIAS Atleta Universitário Premiação FGDU Ufcat