Docentes, discentes, preceptores do PET-Saúde (UFG-Regional Catalão-UFCAT) e presidente do Conselho Tutelar no CCPA

PET-Saúde da UFCAT participa de Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência no CCPA

Por Welliton Alves. Em 10/02/20 16:45. Atualizada em 10/02/20 17:33.
Foram realizadas palestras no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA) em parceria com o Conselho Tutelar, como ação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Saiba mais!

Texto e fotos: Janaina Cassiano Silva
                     Juliana Martins de Souza

No dia 07 de fevereiro de 2020, docentes, discentes e preceptores do PET-Saúde da Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão - UFCAT realizaram palestras no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA) em parceria com o Conselho Tutelar, como ação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

As palestras ocorreram no período da manhã com cerca de 90 adolescentes, divididos em três salas e, à tarde com uma média de 120 em quatro salas. Os docentes, discentes e preceptores do PET-Saúde destacaram inicialmente, com base em dados do Ministério da Saúde, que por ano, no Brasil, nascem 434 mil bebês de mães adolescentes. Além disso, o Brasil possui a maior taxa de mães adolescentes da América Latina. Também foram trabalhados aspectos referentes aos impactos sociais da  gravidez na adolescência e abordados os principais métodos contraceptivos, além de alguns mitos e verdades acerca destes.

Alunos, docentes, discentes e preceptores do PET-Saúde UFG Regional Catalão-UFCAT no CCPA
Integrantes do projeto PET-Saúde da UFCAT conversaram com os adolescentes no período matutino e vespertino (Foto: Acervo pessoal)

Vale ressaltar que os adolescentes foram participativos, fizeram perguntas e dialogaram com os palestrantes em um momento rico de troca de experiências e, principalmente, informações acerca de uma temática relevante para a adolescência em interface com a saúde e educação.

A equipe do PET-Saúde afirma a importância de ações como esta, a fim de aproximar a Universidade à comunidade e instituições, visando a promoção da saúde de modo inter-profissional.

Integrantes do projeto e presidente do Conselho Tutelar municipal (Foto: Acervo pessoal)

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias PET Saúde Catalão Ufcat