Docente da Regional Catalão/UFG participa de Programa de Intercâmbio no interior da Argentina

Docente da Regional Catalão/UFG participa de Programa de Intercâmbio na Argentina

Por Welliton Alves. Em 24/05/19 09:38. Atualizada em 24/05/19 09:55.
Prof. Emerson C. Mossolin ministrou um seminário, além de palestra em disciplina de graduação e desenvolvimento de pesquisa na Universidad Nacional del Litoral. Confira!

Texto e fotos: Emerson Contreira Mossolin

 

Entre os dias 08 e 15 de maio, o docente do curso de Ciências Biológicas da Regional Catalão/UFG, Prof. Emerson Contreira Mossolin participou na Universidad Nacional del Litoral (UNL) em Santa Fé, na Argentina, de diversas atividades vinculadas ao Programa de Mobilidade Docente da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM).

Emerson participou de diversas atividades, sendo uma delas o oferecimento do seminário "Los Crustáceos Decápodos Dulceacuículas del Brasil: La Diversidad, el Riesgo de Extinción y una Comparación con las Especies de Argentina" no Instituto Nacional de Limnologia (INL), pertencente a UNL. Este seminário foi oferecido a todos os alunos e profissionais vinculados à universidade, e inclusive contou com atividades práticas, que envolveram a manipulação de diversos animais.

 

Docente da Regional Catalão/UFG participa de Programa de Intercâmbio no interior da Argentina

Folder de divulgação do seminário oferecido pelo Prof. Emerson

 

Já para o Curso de graduação em Saneamento Ambiental, pertencente a Faculdade de Bioquímica e Ciências Biológicas da UNL, o professor ministrou uma palestra sobre metodologias de coleta de animais aquáticos, intitulada “Muestreos: cómo obtener los mejores resultados”, para os alunos da disciplina de Limnologia. Em ambas atividades, o professor contou com sua experiência de mais de 25 anos de estudos com crustáceos, área em que é especialista e docente-pesquisador na UFG.

 

Docente da Regional Catalão/UFG participa de Programa de Intercâmbio no interior da Argentina

Turma de alunos da disciplina de Limnologia da Faculdade de Bioquímica e Ciências Biológicas

 

Também foi tema da visita do Prof. Emerson a Pesquisa, onde o professor conheceu a metodologia aplicada a um estudo sobre uma espécie de caranguejo que é encontrada tanto na Argentina, como no Brasil. Uma das populações conhecidas em nosso país fica próxima à Regional Catalão, no município de Cumari, e em breve o professor deve iniciar uma análise comparativa da morfologia da espécie, visando estabelecer diferenças entre o material encontrado nos dois países.

O convite para participação no Programa de Mobilidade Docente foi oferecido pelo Prof. Pablo Collins, atualmente Diretor do INL, que em 2017 já havia recebido o Prof. Emerson pelo mesmo Programa. “Foi uma nova oportunidade de estreitar futuros projetos de pesquisa, além de poder passar um pouco do conhecimento sobre as espécies brasileiras de crustáceos que, em diversos pontos, são muito distintas das espécies argentinas”, comenta o Prof. Emerson.

 

Docente da Regional Catalão/UFG participa de Programa de Intercâmbio no interior da Argentina

Prof. Emerson (esquerda) com o Prof. Pablo Collins na UNL

 

Entre os diversos aspectos positivos da visita, Emerson destaca o alinhamento de parte do conhecimento dos crustáceos entre os dois países, e também a chance de discutir pessoalmente com professores, investigadores e alunos metodologias de trabalho que são muito diferentes entre os países. Esta experiência adquirida serve não só para o professor, mas com certeza poderá ser utilizada para o desenvolvimento de atividades na Regional, bem como toda a UFG.

 

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias Intercâmbio docente AUGM