Professora do curso de Engenharia Civil recebe convite para publicação internacional
Professora Gabriela Rezende Fernandes e equipe aprovam artigo em periódico de alto impacto. Clique para saber mais!
A Professora Gabriela Rezende Fernandes, docente do curso de Engenharia Civil, foi convidada a escrever um artigo em edição especial de um periódico internacional. O artigo foi aprovado para publicação no periódico “Engineering Analysis with Boundary Elements”, classificado como A1 pela Capes. O trabalho tem coautoria de outro professor do curso de Engenharia Civil, Prof. José J. C. Pituba, e de duas ex-alunas do curso, Maria Julia Marques e Jordana F. Vieira, tendo sido financiado pelo CNPq e pela FAPEG.
A edição especial tinha como foco homenagear o Professor Carlos A. Brebbia, pesquisador na Southhampton University, no Reino Unido. Segundo a Professora Gabriela, “a edição especial da revista é para homenagear o Prof. Brebbia, falecido recentemente, e que indiretamente contribuiu para a formação de inúmeros pesquisadores no Brasil na área do Método dos Elementos de Contorno”.
Esta técnica foi desenvolvida na década 1970 pelo Prof. Brebbia e difundida nos programas de pós-graduação brasileiros por professores da USP e UFRJ. Segundo a Professora Gabriela, para este artigo “o objetivo do trabalho era modelar como um material heterogêneo (como por exemplo, o concreto, que tem brita e argamassa na sua composição) se comporta quando se impõe ao material deformações”.
A Professora Gabriela é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e trabalha com o Método dos Elementos de Contorno desde o mestrado em 1996. Desde então, já publicou inúmeros artigos sobre o método, incluindo 14 trabalhos com classificação Qualis A1. “O próximo passo é estender a formulação para estudar o comportamento de materiais que apresentem amolecimento, como é o caso do concreto. O desenvolvimento dessa formulação já começou a ser feito e faz parte do meu projeto CNPq atual e também do projeto PRONEM financiado pela FAPEG”, apontou Gabriela.
Além dos órgãos de fomento, a professora agradece a parceria com professores e alunos do curso de Engenharia Civil e também agradece à Regional Catalão, pela infraestrutura utilizada para avanço científico na área.
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