Palestra com Prof. Dilvo

Semana de Planejamento realiza palestra sobre desafios da educação superior

Por Welliton Alves. Em 13/03/19 16:11. Atualizada em 13/03/19 17:17.

Prof. Dilvo Ristoff falou aos servidores da RC sobre os desafios da universidade e da educação superior no país. Confira!

Iniciando os trabalhos do primeiro semestre letivo de 2019, a Direção da Regional Catalão (RC-UFG) convocou na tarde de ontem, 12, os servidores efetivos e terceirizados da instituição para uma palestra sobre os Desafios da Universidade e da Educação Superior, como parte da Semana de Planejamento Institucional.

Imersos no processo de implantação da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e pensando na preparação do corpo de servidores para os próximos passos desse processo e os desafios que virão, o convidado para a Palestra foi o Prof. Dilvo Ristoff, professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, que foi também Pró-Reitor de Graduação da instituição, Reitor pro tempore da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além de ter ocupado cargos diretivos em órgãos como Inep, Capes e no próprio Ministério da Educação.

Palestra com Prof. Dilvo
Prof. Dilvo Ristoff apresentou dados sobre a evolução do ensino superior no Brasil entre os anos 1991 e 2017

Com toda esta experiência acumulada em sua carreira, Dilvo apresentou parte de seus estudos acerca da evolução da educação superior tanto na universidade pública quanto na privada ao longo dos anos 1991 e 2017, o perfil dos estudantes de graduação, entre outras variáveis observadas, apresentando, portanto, os principais desafios atuais da educação superior no país para dar seguimento à evolução e ampliar ainda mais o acesso da população ao ensino superior. Para ele o grande desafio atual para a universidade brasileira é junto da expansão e da inclusão, aglutinar também um processo de internacionalização.

Para a Direção da RC, a fala do Prof. Dilvo foi muito oportuna, pois "trouxe elementos novos para que pudessemos discutir a educação superior, principalmente as questões de inclusão, a mudança do perfil do aluno ingressante na graduação pública federal e a necessidade que esse processo continue, mesmo em tempos difíceis com escassez de recursos e dificuldades políticas", pontuou a diretora Prof.ª Roselma Lucchese.

Servidores da Regional Catalão presentes na palestra

* Créditos das imagens: Assessoria de Comunicação - RC/UFG

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias Semana de Planejamento Educação Superior Desafios Regional Catalão