Participação de Docente do curso de Ciência Biológicas no programa de mobilidade da AUGM

Docente de Ciências Biológicas participa de Programa de Mobilidade Docente da AUGM na Argentina

Por Welliton Alves. Em 14/09/18 15:45. Atualizada em 14/09/18 15:45.
Prof. Emerson C. Mossolin foi convidado a palestrar sobre seu trabalho de pesquisa com os crustáceos de água doce do Brasil na Universidade de Buenos Aires. Veja!

No último mês de agosto, durante os dias 13 a 23, o docente do curso de Ciências Biológicas da Regional Catalão/UFG, Prof. Emerson Contreira Mossolin participou na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, de diversas atividades vinculadas ao Programa de Mobilidade Docente da Associação de Universidades do Grupo Montevideo – AUGM.

A convite do Instituto de Biodiversidade e Biologia Experimental e Aplicada da Universidade de Buenos Aires (IBBEA, CONICET-UBA), Emerson participou do evento "Charlas con cafe", no qual palestrou sobre os crustáceos decápodes de água doce do Brasil, linha de pesquisa em que é especialista e dedica seu trabalho de docente-pesquisador. Na oportunidade, ele abordou o risco de extinção destes crustáceos e apresentou um comparativo em relação às espécies encontradas na Argentina, além de brevemente apresentar também, um pouco da Regional Catalão/UFG aos participantes.

 

Participação de Docente do curso de Ciência Biológicas no programa de mobilidade da AUGM

Emerson palestrou sobre os crustáceos decápodes de água doce do Brasil

 

Além de ministrar esta palestra, Emerson também visitou espaços do Departamento de Biodiversidade e Biologia Experimental (DBBE, FCEN-UBA) da UBA, conhecendo laboratórios e salas de trabalho, com destaque para a Sala de Coleções Didáticas, bastante utilizada nas disciplinas de graduação, segundo o mesmo.

 

Participação de Docente do curso de Ciência Biológicas no programa de mobilidade da AUGM

Emerson teve a oportunidade de conhecer as coleções e laboratórios/salas de trabalho do DBBE da UBA

 

Aproveitando o momento de interlocução com a UBA, Emerson buscou discutir uma aproximação entre as universidades visando possíveis projetos e parcerias futuras em termos da área de Ciências Biológicas, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Dessa forma, em discussão com a Professora Laura López Greco, do DBBE da UBA, deixou em aberto a possibilidade da participação em um curso de Pós-graduação para somar experiências de ambos investigadores e transferi-las aos estudantes de Doutorado do Programa de Ciências Biológicas da Universidade de Buenos Aires.

 

Participação de Docente do curso de Ciência Biológicas no programa de mobilidade da AUGM

Prof. Emerson foi recebido pela Prof.ª Laura López Greco na UBA

 

De positivo desta experiência de estadia durante 9 dias em uma universidade argentina, Emerson destaca a grande experiência adquirida, conhecendo a dinâmica de trabalho dos cursos de graduação e pós-graduação na Área de Ciências Biológicas, bem como a infraestrutura existente para as atividades acadêmica e de pesquisa.

 

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: Notícias Ciências Biológicas Mobilidade Docente AUGM RC