Abertura do VI SPPGI recebe presidente da FAPEG

Por Welliton Alves. Em 14/09/18 09:21.
Evento chega à 6ª edição disseminando e expondo a pesquisa desenvolvida na graduação e pós-graduação local e de outras instituições de ensino. Veja!

Na tarde do dia 12 de setembro, a 6ª edição do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (SPPGI) teve sua abertura oficial. O evento que teve como propósito promover a reflexão e o debate em torno do fazer científico, da pesquisa e da inovação no âmbito da graduação e da pós-graduação, com vistas à divulgação da ciência, foi aberto por seu Coordenador Geral, Prof. José Júlio de Cerqueira Pituba e a Diretora da Regional Catalão/UFG, Prof.ª Roselma Lucchese.

Com enfoque na importância da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento que é gerado e obtido dentro da universidade e a necessidade de externá-lo para além das fronteiras da mesma, Júlio e Roselma deram as boas-vindas aos presentes e agradeceram aos apoiadores e patrocinadores que tornaram possível a realização desta edição, dentre eles o Centro de Empreendedorismo e Incubação Athenas, a própria Direção da RC, o Centro de Línguas, o Centro Integrado do Cerrado (CIC), a Serra do Facão Energia S.A. e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Prof. José Julio e Prof.ª Roselma compuseram a mesa de abertura do evento

Roselma destacou a importância do debate acerca da produção científica e sua divulgação, principalmente durante este momento em que a instituição se encontra em transição para a implantação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). "É de extrema importância aproveitar esse momento e pensar sobre a pesquisa, pós-graduação e inovação, principalmente, no âmbito da em breve implantada UFCAT".

Findada a mesa de abertura, na sequência aconteceu a segunda palestra prevista na programação do evento, com a Presidente da FAPEG, Prof.ª Maria Zaira Turchi, que abordou as perspectivas para o desenvolvimento regional da pesquisa, pós-graduação e inovação. Maria Zaira, que é docente titular da UFG, relatou ter enorme carinho pela Regional Catalão, que a mesma disse acompanhar o desenvolvimento desde quando foi cogitada a sua criação. Em sua fala fez um histórico sobre o desenvolvimento da FAPEG, que já alcança 8 anos de efetivo trabalho no amparo à pesquisa no estado de Goiás, apoiando e subsidiando a pesquisa e a realização de eventos voltados à disseminação da mesma.

"Ao pensar o que esta Regional fez, o que faz e o que a UFCAT pretende fazer é muito oportuno que se comece pelo caminho da pesquisa", disse Zaira destacando a importância de se cuidar bem dos recursos de pesquisa da instituição, ainda mais pensando nessa transição de Regional da UFG para uma universidade federal autônoma no estado. Zaira ainda reforçou como é fundamental o trabalho da FAPEG perante o estado na manutenção de diversos programas e eventos que propagam a ciência que é trabalhada e produzida dentro das instituições de ensino. "O estado que não tiver uma fundação consolidada e valorizada corre o risco de ter suas instituições de ensino superior de graduação e pós-graduação desamparadas de recursos que ajudam a manter a sua produção de conhecimento, ciência e inovação tecnológica", destacou.

Abertura do VI SPPGI

Maria Zaira defendeu a pesquisa, pós-graduação e inovação como sendo motores do desenvolvimento de um país

Por fim, Maria Zaira finalizou sua participação no VI SPPGI reiterando que o melhor caminho para o desenvolvimento da universidade é valorizar a pesquisa, a pós-graduação e a inovação. "Para a UFCAT ser cada vez mais importante e ter uma inserção regional e nacional ainda maior, o caminho é a pesquisa, a pós-graduação e a inovação", finalizou.

O evento que teve 168 trabalhos aprovados, entre trabalhos de pesquisa desenvolvidos na própria Regional e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de outras instituições de ensino, e que serão apresentados e expostos ao longo da programação, se encerra neste dia 14 de setembro.

Abertura do VI SPPGI

Comunidade universitária e participantes de outras IE prestigiaram a abertura do VI SPPGI

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: Notícias Abertura VI SPPGI pesquisa RC