Conferência do projeto "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula"

: Canal do projeto no YouTube

: 19 de Novembro 2021 às 19:00

A Coordenadora do Projeto de Extensão "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula" (IEL/PROEC/UFCAT), Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo, bem como toda a equipe executora, têm a honra de convidá-los a participarem da próxima conferência do projeto, a realizar-se no dia 19 de novembro de 2021, às 19 hs. A conferência se intitula “Livros que livram: práticas de fomento à leitura em contextos de privação de liberdade” e contará com a presença da Profa. Dr. Valéria Medeiros (UFT), da Profa. Dra. Renata Wirthmann (UFCAT) e do Prof. Leonardo da Silva (IFSC). A Profa. Dra. Mariana Ramalhete (IFES) será a responsável pela mediação.

Valéria Medeiros é Doutora em Estudos da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pós-Doutora em Literatura Comparada pela Uerj, Pós-Doutora em Teoria Literária pela PUC-Rio e foi Professora Visitante Senior (CAPES) na National University of Ireland - Galway (2019). Atualmente é professora associada na graduação em Letras e na Pós Graduação em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins – Campus de Araguaína (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional Em Rede UFT. Coordena o Observatório de Leitura - TO e é pesquisadora associada da Cátedra UNESCO PUC-Rio de Leitura e do iLer PUC-Rio . Atua e pesquisa principalmente: romance policial, ensino de literatura (de língua inglesa e portuguesa) , políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca , educação em prisões, leitura e violência.

Renata Wirthmann é psicanalista, professora associada e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão. Suas principais linhas de pesquisa são os estudos psicanalíticos da psicose, feminilidade e arte. Possui pos-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB.

Leonardo da Silva é Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus São José. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC) com concentração em Estudos da Linguagem. Mestre em Estudos Culturais pelo mesmo programa e Licenciado em Letras/Inglês e Literaturas (UFSC). Tem experiência no ensino de língua inglesa e de português como língua estrangeira, e seus interesses incluem: a abordagem baseada em tarefas, a Pedagogia Crítica no ensino de línguas, e questões de identidade (raça, classe, gênero, sexualidade, deficiência, geração) nos campos da Literatura e da Linguística Aplicada. Atualmente coordena o projeto de extensão "Nas Entrelinhas: o direito à literatura no presídio feminino de Itajaí".

Mariana Ramalhete é Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes - 2008), Pedagogia (Ufes - 2014), com especializações na área educacional. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e do grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação. Desde 2017, trabalha como professora de Língua Portuguesa em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O projeto é uma ação extensionista que objetiva promover diálogos e debates sobre temas pertinentes às áreas da leitura e da literatura, seja no âmbito escolar, da sala de aula da Educação Básica e Superior, seja num âmbito mais amplo, que comporte práticas de leitura e de usos sociais da literatura em diversos cenários da sociedade, tais como a leitura realizada em casa, nas redes sociais, bibliotecas públicas, livrarias, praças, hospitais, abrigos, sistemas prisionais, ONGs, clubes e círculos de leitura, entre outros.

Os elementos que constituem o embrião do projeto ancoram-se em discussões teórico-metodológicas fomentadas pelas disciplinas de Literatura Infantil e Juvenil 1, Literatura Infantil e Juvenil 2, Estágio em Literatura, Estágio 1 - Literatura e Estágio 2 - Literatura (Cursos de Graduação da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFCAT) e Seminários em Estudos Literários (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFG/UFCAT), que a coordenadora tem ministrando ao longo dos anos. Para tanto, intenciona-se oportunizar o contato dos estudantes das supramencionadas disciplinas, bem como de toda a comunidade acadêmica e público externo em geral, com escritores, pesquisadores e artistas convidados a conferenciarem.

Para fins de certificação, é necessária prévia inscrição pelo formulário abaixo:

Link para a inscrição: https://forms.gle/bdQ51nNekiHJ98pTA

A transmissão dar-se-á pelo Canal do Projeto no YouTube:

Link para a transmissão: https://youtu.be/GXpmfiT5zwI