I Jornadas do Anômalos: Diálogos Interseccionais

I Jornadas do Anômalos: Diálogos Interseccionais

Evento

https://www.even3.com.br/jornadasanomalos2021/

: A ser divulgado pela organização do evento.

: 13 a 15 de Dezembro 2021

 

Como resposta em movimento de resistência ao avanço neoconservador que se instaurou no globo nos últimos anos, que surgiu o Grupo de Estudos e Pesquisas Anômalos – que possui como foco abarcar debates que interseccionam os marcadores da diferença a partir dos conceitos/categorias gênero, sexualidades, classe, etnicidade e raça. Em comemoração ao seu primeiro ano de existência e como um marco da resistência encampada pelo grupo de pesquisadoras e pesquisadores envolvidos no projeto, o Anômalos irá realizar sua I Jornadas de discussões, com o intuito de congregar pesquisadoras e pesquisadores que possuem suas trajetórias marcadas pelo compromisso com a pesquisa, ensino e extensão que comtemplem variados corpos esquecidos nas malhas do conhecimento. 

As Jornadas do Anômalos têm como proposta estabelecer espaço para um grupo de pesquisadoras/es na área preocupadas/os com os marcadores sociais da diferença e a escrita da História. Neste sentido, o evento abarca investigações cujos temas e objetos são as questões de classe, gênero, sexualidades, étnico-raciais, entre outros marcadores que atravessam a constituição das sujeitas/os históricas. Compreendendo que estes marcadores perpassam as relações de gênero, as sexualidades, identidades, a raça, as territorialidades, os aspectos geracionais, assim como outras intersecções que constroem o sujeito humano, sujeito histórico. Em nossos combates pela História nos posicionamos quanto a integralidade das sujeitas/os humanos e seus processos históricos de humanização. Partindo destas territorialidades do pensamento histórico, o Anômalos constitui-se como espaço fundamental para pensar e produzir uma outra narrativa histórica, narrativa esta que recupera dos escombros e ruínas as humanidades que antes não eram levadas em conta.

Preocupadas/os com o avanço e introjeção do discurso neoconservador, principalmente na Educação, propomos por meio do LaGED-Laboratório de Pesquisa em Gênero, Etnicidade e Diversidade/UFCAT e Anômalos – Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades, Classe, Etnicidade e Raça, a realização da I Jornadas do Anômalos a ser realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2021, com a finalidade de discutir tais temas à luz da produção científica, com o intuito de aprofundar e divulgar debates que possam contribuir para a construção de uma sociedade não sexista, não lgbtfóbica e não racista.

As inscrições para a modalidade OUVINTE foram iniciadas do dia 23 de outubro ao dia 10 de dezembro de 2021. Já as inscrições para APRESENTAÇÃO DE TRABALHO já estão abertas e serão encerradas no dia 05 de dezembro. Ressaltamos também que o evento será online e e haverá certificação e publicação do Caderno de Resumos e Anais.

Confira em detalhes a programação, como se inscrever no evento e demais informações acessando o site: https://www.even3.com.br/jornadasanomalos2021/

 

 

I Jornadas do Anômalos: Diálogos Interseccionais