Projeto Na Câmara Secreta de Scherazade

Conferência do projeto "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula"

: Canal do projeto no YouTube

: 26 de Outubro 2021 às 19:00

A Coordenadora do Projeto de Extensão "Na câmara secreta de Scherazade: leitura e literatura dentro/fora da sala de aula" (IEL/PROEC/UFCAT), Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo, bem como toda a equipe executora, têm a honra de convidá-los a participarem da próxima conferência do projeto, “Universo literário e narrativa publicitária: confluências”, a ser ministrada pelo Escritor e Prof. Dr. João Anzanello Carrascoza, no dia 26 de outubro de 2021, às 19h.

João Anzanello Carrascoza é escritor, redator publicitário e docente da ESPM-SP e da ECA-USP, onde fez mestrado e doutorado. Como redator, atuou em grandes agências como JWT e Young & Rubicam e publicou livros sobre criatividade na propaganda, como Razão e sensibilidade no texto publicitário e Estratégias criativas da publicidade. É autor de diversas obras literárias, entre as quais Trilogia do adeus, Elegia do irmão e Aos 7 e aos 40, que lhe valeram três vezes o prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, além dos prêmios internacionais Radio France (RFI, Paris) e White Ravens (Library Munich, Alemanha).

A mediação da conferência será realizada pela coordenadora do projeto de extensão, Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo e pelo Prof. Doutor Tiago Ribeiro Nunes, que é graduado em Psicologia pela PUC-GO, Mestre em Letras e Linguística pela UFG e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Professor do Curso de Psicologia da UFCAT desde 2006. Diretor de Currículo, Avaliação e Diploma da PROGRAD/UFCAT. É coorientador de pesquisa de Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFCAT) e leitor atento da fortuna literária de Carrascoza.

O supramencionado projeto se trata de uma ação extensionista que objetiva promover diálogos e debates sobre temas pertinentes às áreas da leitura e da literatura, seja no âmbito escolar, da sala de aula da Educação Básica e Superior, seja num âmbito mais amplo, que comporte práticas de leitura e de usos sociais da literatura em diversos cenários da sociedade, tais como a leitura realizada em casa, nas redes sociais,
bibliotecas públicas, livrarias, praças, hospitais, abrigos, sistemas prisionais, ONGs, clubes e círculos de leitura, entre outros. Os elementos que constituem o embrião do projeto ancoram-se em discussões teórico-metodológicas fomentadas pelas disciplinas de Literatura Infantil e Juvenil 1, Literatura Infantil e Juvenil 2, Estágio em Literatura, Estágio 1 - Literatura e Estágio 2 - Literatura (Cursos de Graduação da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFCAT) e Seminários em Estudos Literários (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - UFCAT), que a coordenadora tem ministrando ao longo dos anos. Para tanto, intenciona-se oportunizar o contato dos estudantes das supramencionadas disciplinas, bem como de toda a comunidade acadêmica e público externo em geral, com escritores, pesquisadores e artistas convidados a conferenciarem.

João Anzanello Carrascoza
João Anzanello Carrascoza (Foto: Marcos Vilas Boas)

Para fins de certificação, é necessária prévia inscrição pelo formulário abaixo:

● Link para inscrição: https://forms.gle/LmnPYs4DC4VQhXaF7

A transmissão dar-se-á pelo canal do Projeto no YouTube:

● Link da transmissão: https://youtu.be/pjXzCv6XZbM

Projeto Na Câmara Secreta de Scherazade