
IMTec/UFCAT promove palestra "O que professores que ensinam matemática precisam saber? Um conjunto básico de práticas de Mentalidades Matemáticas"
Palestra: O que professores que ensinam matemática precisam saber? Um conjunto básico de práticas de Mentalidades Matemática.
Palestrantes: Professores Jack Dieckmann (Universidade de Stanford) e Henrique Marins de Carvalho (Instituto Federal de São Paulo) com mediação do Professor Fernando da Costa Barbosa (Universidade Federal de Catalão).
Dia e horário de realização: 03 de agosto de 2021 - de 19:00 às 20:30.
Local de transmissão: YouTube no canal "IMTEC UFCAT".
Inscrição: https://forms.gle/
Sobre a temática do evento: Na observação da formação inicial de professores, Grossman e seus colaboradores (2009) consideram os seguintes elementos:
· representações: os registros da prática profissional na forma de planos de aula, gravações em vídeo de situações de sala de aula, dentre outras.
· decomposições: a prática docente é uma atividade complexa, mas há partes componentes que são enfatizadas na formação profissional do iniciante.
· aproximações: as estratégias de ensino e treinamento oferecem cenários que simulam o ambiente real da prática, com nível de dificuldade crescente.
O que Mentalidades Matemáticas tem a dizer sobre isso? A abordagem MM tem como alguns princípios a ideia de mentalidade de crescimento, as múltiplas representações, argumentação com recursos visuais, a importância do desafio e esforço combinados, as práticas matemáticas colaborativas e as estratégias de avaliação para a aprendizagem. Cada uma dessas práticas pode apoiar a formação inicial docente, como um conjunto básico de saberes teóricos e práticos da profissão.
O documento denominado Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) apresenta uma lista de competências gerais e específicas para a formação inicial de docentes para a Educação Básica. Procuramos identificar conexões conceituais e de terminologias com as práticas de MM, com sugestões para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
A interpretação de consonâncias no documento normativo e nas propostas de formação de professores como as desenvolvidas por Deborah Ball e sua equipe, serão ilustrados com exemplos de práticas docentes que aprimoram o trabalho docente, fundamentais para apoiar o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos estudantes.
Sintetizando, a partir dos conceitos principais para compreender a educação profissional, a saber: representações, decomposições e aproximações (GROSSMAN et al, 2009), buscamos as conexões com as práticas de Mentalidades Matemáticas, com as práticas para aprimoramento da docência e possíveis relações com as diretrizes da BNC-Formação (Resolução CNE/CP Nº 2, 2019).
