Marcha da Luta Antimanicomial

Marcha da Luta Antimanicomial

Evento

: Concentração na Biblioteca Digital, Avenida Farid Miguel Safatle, Catalão-GO.

: 16 de Maio 2018 às 07:30

 

O dia 18 de Maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento que surgiu em 1987 no II Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental realizado na cidade de Bauru-SP, com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. Na oportunidade, o objetivo era denunciar abusos e violações dos direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro destas instituições, bem como lutar pela redução progressiva dos hospitais psiquiátricos e propor a instalação de serviços substitutivos integrados à rede de atenção psicossocial, como por exemplo os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Desde então, o movimento Nacional de Luta Antimanicomial caminha lutando por mudanças significativas no cenário da Atenção à Saúde Mental, tendo como foco principal questionar as ações de estigma e exclusão vivenciados por sujeitos com transtornos mentais em suas relações sociais e culturais.

Assim, os CAPS da cidade de Catalão, em parceira com a Regional Catalão/UFG/UFCAT, convidam a toda comunidade para comemorar as conquistas alcançadas nesses quase 20 anos de luta local, e firmar o compromisso com uma política de saúde mental que contemple a integralidade do sujeito e proponha um cuidado humanizado e voltado para inserção social.

A Marcha da Luta Antimanicomial acontecerá no dia 16 de maio, a partir das 07h30min (concentração), tendo como ponto de encontro a Biblioteca Digital da cidade, localizada na Avenida Farid Miguel Safatle, e partindo em caminhada pelo seguinte trajeto: saída da Av. Farid Miguel Safatle seguindo em direção à Av. José Marcelino e entrando na Av. 20 de Agosto, seguindo até a Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá um Sarau Cultural.

 

Marcha da Luta Antimanicomial