
Peça teatral sobre história da educação brasileira
Duas peças, ambas produzidas por estudantes do curso de pedagogia da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), inspiradas no filme A Missão, que conta a história de um padre jesuíta e um mercador de escravos em busca de redenção, que luta contra a captura de nativos para o trabalho escravo, serão encenadas nesta sexta-feira, 29, às 19h30, no auditório professor Paulo de Bastos Perillo.
As estudantes fazem uma releitura do período de colonização e da visão dos portugueses quanto ao Brasil e a atuação dos mesmos, com foco na questão educacional, por meio do missionarismo jesuítico. Em uma peça a abordagem da colonização é feita de forma satirizada, mostrando o processo inverso. Já a outra peça, utilizando o teatro de sombra, enfatiza os aspectos sociais, como a escravidão.
Os teatros foram apresentados inicialmente no Seminário de Integração do 1º período do curso de Pedagogia, coordenado pelas professoras Ana Maria, Adriana Sadoyama, Fabiana Carrijo, Elis Regina e Kátia Silene. Por conta da boa desenvoltura e da repercussão das apresentações, as peças foram reeditadas para apresentação nesta sexta-feira, 29, encerrando o 1º Colóquio de História da Educação Brasileira, que discute o Ensino Médio em perspectiva histórica.