
Ato Cultural "128 anos da Abolição da Escravidão no Brasil"
O projeto "13 de maio", protagonizado pelo PIBID de Sociologia, estagiários desta disciplina e pesquisadores do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal - Regional Catalão, incorpora as atividades culturais e formativas do dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura.
Essa ação existe há mais de seis anos e vem realizando uma construção multidisciplinar de uma jornada pedagógica afro-brasileira. Teremos em cada oficina oferecida, uma exaltação à cultura afro, ao povo negro e à sobrevivência de uma tradição, através de trabalhos artísticos, culinária típica, leitura de contos, rodas de capoeira, danças, desfile, entre outras, realizadas com a colaboração dos próprios alunos do Colégio Estadual João Netto de Campos e Colégio Estadual Dona Iayá.
Este é um dia que tem toda uma carga histórica, e então a nossa pretensão é a de propiciar a reflexão acerca da importância da cultura afrobrasileira na nossa sociedade.
O intuito é o de fazer uma descolonização das mentes, para que as pessoas sintam orgulho das suas origens, cor e demais aspectos físicos; e para os não-negros que estes se desvencilhem de seus preconceitos e paradigmas, que não sejam reprodutores de frases e atitudes que disseminam o ódio e a discriminação, esta é a nossa luta, em uma ação educacional e cultural de cunho multidisciplinar, artístico e com caráter de extensão.
O evento acontece neste dia 13 de maio de 2016, das 08 às 12h, nas dependências do Colégio Estadual Dona Iayá.
Confira abaixo a programação: