
Colóquio: Na trilha das descobertas do LHC: avanços tecnológicos que aceleram mais que as partículas
Palestrante é o pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF – RJ) e do CMS/LHC/CERN, Prof. Dr. Arthur Marques de Moraes.
COLÓQUIO - CURSO DE FÍSICA
Na trilha das descobertas do LHC: avanços tecnológicos que aceleram mais que as partículas
Dr. Arthur Marques de Moraes – Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF – RJ) e do CMS/LHC/CERN
Data: 29 de agosto de 2014 - Horário: 17:00 horas
Local: Mini-Auditório Profª. Lívia Abraão do Nascimento – Bloco didático II – Regional Catalão – UFG.
Resumo:
O Grande Colisor de Hádrons (“Large Hadron Collider” - LHC) é o maior e mais complexo experimento científico já construído para a exploração dos mistérios do mundo sub-atômico. Contando com um exército de mais de dez mil cientistas vindos de mais de cem países trabalhando no projeto, construção e operação deste experimento que levou quase duas décadas e mais de dez bilhões de dólares para iniciar suas primeiras colisões de prótons, hoje, o foco da física de partículas permanece indubitavelmente sobre os resultados a serem anunciados pelas colaborações analisando os dados do LHC.
A busca pelo bóson de Higgs e o estudo de suas propriedades, bem como as buscas por novas partículas e interações indicativas de uma “física além do Modelo Padrão”, são os principais objetivos do LHC. Entretanto, na trilha das descobertas do LHC, avanços tecnológicos que possibilitam a operação e estudo das medidas feitas com seus detectores estão revolucionando várias outras áreas do conhecimento. Neste colóquio, apresentaremos alguns destes avanços tecnológicos que, tendo sido desenvolvidos para viabilizar o programa experimental do LHC, hoje estão transformando outras áreas. Dentre os exemplos que discutiremos inclui-se o caso da computação com o sistema GRID, da medicina com novas formas de tratamento de câncer e técnicas diagnósticas, da transmissão de energia, do transporte, da indústria de alimentos e várias outras áreas que se beneficiam dos avanços tecnológicos gerados ou impulsionados a partir do LHC.
Conheça mais sobre o palestrante:
Pesquisador do “Large Hadron Collider” (LHC), Dr. Arthur Marques Moraes, fará colóquio na Regional Catalão no dia 29 de agosto de 2014.
Licenciado em Física, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e mestre em Física pelo Instituto de Física da UFG, o Prof. Arthur concluiu o doutorado em experimental Particle Physics, na University of Sheffield, Inglaterra, em 2004. Desde então já atuou como pesquisador na University of Glasgow - Reino Unido; no Brookhaven National Laboratory – EUA e no Laboratório Canadense para Física de Partículas - TRIUMF, Canadá. Atualmente é pesquisador adjunto no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF no Rio de Janeiro e trabalha como colaborador do experimento CMS/LHC/CERN.