1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Regional Catalão realiza evento sobre saúde das mulheres

Por Welliton Alves. Em 30/03/17 15:24.

Conferência visou formular diretrizes para política nacional do tema. Veja!

Nos últimos dias 22 e 23 de março de 2017, a Regional Catalão/UFG realizou, juntamente com o Conselho e a Secretaria Municipal de Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, como parte da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, abordando o tema "Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade".

 

1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Autoridades da área da saúde municipal e representantes da Regional Catalão deram início às atividades da conferência

 

Contando com a presença de várias autoridades e membros de entidades relacionadas à saúde no município, e participação popular, foram discutidos em grupos de trabalhos várias temáticas relacionadas às mulheres com ênfase à saúde. Foram agrupadas mulheres negras, indígenas e ciganas, mulheres da terceira idade, mulheres adolescentes, trabalhadoras formais e informais, Profissionais do sexo e LBT, mulheres com deficiência e/ou com filhos com deficiência, que discutiram a atenção à Saúde das Mulheres em Catalão e teceram propostas representativas da situação da atenção à saúde no município, com ênfase nas vulnerabilidades relacionadas às mulheres.

 

1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Grupos de trabalho discutiram e elaboraram propostas de diretrizes para a política nacional de saúde das mulheres

 

A Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde das Mulheres e professora do curso de Enfermagem, Prof.ª Nunila Ferreira de Oliveira, explicou que o evento obteve contribuição essencial da Universidade, onde com anuência do Conselho Gestor, foi institucionalizado como um evento da Regional Catalão, possibilitando a estrutura e apoio da Direção (em especial da Coordenação de Extensão), além de maior visibilidade para a atividade, reconhecendo sua amplitude, pelo caráter social e político que representa para o município de Catalão.

Como resultado destes dois dias de atividades, foram eleitas 28 delegadas que participarão da etapa Regional e poderão representar Catalão nas etapas Estadual e Nacional da Conferência. Em relação à etapa municipal, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Sebba Neto presente no evento ressaltou a importância da realização da conferência municipal. "Um evento de grande importância para a comunidade de Catalão e cidades vizinhas, pois poderá trazer subsídios para todas as secretarias da prefeitura, a fim de melhorar a implementação das políticas públicas de saúde relativas à mulher", destacou.

 

1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Foram eleitas 28 mulheres delegadas para participar da próxima etapa da conferência

 

A expectativa após a realização do evento é de que as propostas de diretrizes elaboradas em âmbito municipal caminhem pelas próximas etapas da Conferência Nacional e já surtam efeito nos planejamentos dos órgãos de saúde municipais. "Esperamos que as propostas elaboradas sejam aprovadas nas demais instâncias das conferências, até a Etapa Nacional, prevista para ocorrer em setembro de 2017 e acima de tudo, que a gestão municipal possa reafirmar toda essa contribuição da Conferência Municipal, utilizando essas propostas como disparadores para qualificar a atenção à Saúde no município de Catalão, considerando as especificidades locais", expôs Nunila.

 

Fonte: ASCOM - RC/UFG

Categorias: notícias Conferência Municipal de Saúde das Mulheres UFG Regional Catalão Saúde