Projeto "Oficinas de Teatro"

Coordenação de Extensão e Cultura promove projeto de artes cênicas

Por Welliton Alves. Em 29/10/15 11:22.
Expectativa é impulsionar a criação de um grupo permanente de teatro da Regional Catalão/UFG.

A Coordenação de Extensão de Cultura (CEC) da Regional Catalão/UFG vai promover o projeto Oficinas de Teatro "O Teatro rompendo barreiras e transformando vidas: estudos de técnicas teatrais e formação de companhia de teatro".

As oficinas estão programadas para iniciarem no dia 21 de novembro de 2015, no Auditório Prof. Paulo de Bastos Perillo, na Regional Catalão/UFG. Elas acontecerão sempre aos sábados, das 16h30min às 20h30min.

Os interessados devem realizar inscrições na sala da CEC, no Prédio Administrativo da Regional Catalão, de segunda a sexta, das 7h30min às 18h. A classificação etária para participação é a partir de 15 anos de idade.

Confira a apresentação da CEC sobre o projeto:

"As oficinas de teatro deverão despertar nos envolvidos sensibilidades para a área artística, uma vez que o desenvolvimento global do ser humano contempla esse campo do conhecimento. Outrossim, os participantes poderão agregar valores e mais qualidade em outras áreas de suas vidas, como a pessoal e a profissional.

Vale ressaltar que as oficinas serão ministradas por profissionais da área das artes cênicas, com significativa experiência, garantindo, portanto, a qualidade das oficinas, do projeto e  de sua continuidade e ampliação nos anos seguintes. Nossa expectativa é de que o projeto seja bem sucedido e nos impulsione à criação de um grupo permanente de teatro da Regional Catalão/UFG que promova atividades contínuas e que contribua com a divulgação da arte cênica em toda a região sudeste de Goiás.

Quanto ao impacto social do projeto, destaca-se o uso que poderá ser feito, no futuro, pelos participantes, quando puderem estabelecer, com as pessoas que os cercam, diálogos e paralelos entre o conteúdo ministrado e os acontecimentos do dia a dia. Assim, terão mais facilidade em lidar com as pessoas, em trabalhar em equipe, em se expressar, tanto na fala, quanto na escrita, além de possivelmente terem incorporado para suas vidas o compromisso e a disciplina que o trabalho proposto os ensinará. As aulas de Teatro são fundamentadas na teoria de Stanislavski (1972, 1982, 1983). O estudo de Stanislavski enumerou alguns princípios que auxiliariam os atores em seu processo criativo: a concentração, o sentido de verdade, as circunstâncias dadas, relaxamento corporal, trabalho com os sentidos, comunicação e contato, interpretação de texto, lógica e credibilidade, estado mental criativo, trabalho individual e coletivo. Stanislavski começou a procurar por um sistema de ação para ajudar os atores a serem mestres de sua arte, plenamente. Uma de suas contribuições foi a criação d’estúdio ou oficina para os atores novatos e profissionais poderem experimentar, improvisar e resolver problemas em conjunto, o que não era feito no Teatro antes deles. Stanislavski acreditava que a arte era uma forma de servir o povo – o conceito de missão do artista para formar a base de sua ética profissional. Ele procurou a verdade na ilusão cênica e os limites do naturalismo. A base da teoria do realismo cênico é sutilmente conjugar método e técnica. A arte, que vem do espírito e do coração do artista, pode agir com a máxima eficiência na mente e no coração do espectador, enriquecendo a alma e a formação de sua inteligência. A arte, por si , é transformadora. Além disso, a apresentação do espetáculo, resultado do trabalho proposto neste projeto, terá relação direta com a sociedade que o assistirá. Esse público terá a oportunidade de entrar em contato com um tipo de arte que não lhe é comum em seu cotidiano, que trará uma visão diferente sobre os temas abordados no espetáculo – o Teatro pode quebrar preconceitos e despertar novas ideias e possibilidades. Principalmente no interior da Região Centro-Oeste, a arte teatral carece de investimentos e maior atenção e visibilidade, para que todos os benefícios do fazer teatral se espalhem também por esta região."

Fique por dentro de mais detalhes e novidades acessando o site do projeto: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=10301

Fonte: CEC - Regional Catalão/UFG

Categorias: Notícias projeto de extensão teatro Extensão e Cultura UFG Regional Catalão