Patrimoniamento de Bens

DPAME da Regional Catalão torna-se apto a executar patrimoniamento de bens

Por Welliton Alves. Em 30/12/14 15:10. Atualizada em 30/12/14 16:38.

Após capacitação e preparação, equipe do DPAME já desempenha esta tarefa, acelerando a disponibilização dos bens adquiridos pela Regional para o uso.

Com a mudança do Estatuto da UFG e a instituição das Regionais, permitindo uma maior autonomia nos eixos: ensino, pesquisa e extensão; no que se refere à gestão do patrimônio, isso também foi alcançado, uma vez que, este ano a Regional Catalão/UFG conseguiu avançar de forma significativa com a reestruturação da antiga Prefeitura de Campus e criação da Coordenação de Administração e Finanças (CAF).

Nesse sentido, dentro da CAF foi criada a Divisão de Patrimônio, Almoxarifado e Manutenção de Equipamentos (DPAME), com atribuições melhor definidas e voltadas a cuidar especificamente das questões que envolvem o patrimônio da Regional Catalão/UFG. Houve ainda a contratação de 3 funcionários terceirizados, além do servidor efetivo lotado neste setor. E justamente com esse aumento de pessoal é que foi possível agregar à DPAME o serviço de patrimoniamento de bens duráveis.

Desde o mês de outubro, após treinamentos e alguns testes realizados pela equipe do setor, está tarefa vem sendo realizado aqui nas dependências da Regional. Para tal, a DPAME passou a ter um perfil de acesso ao Sistema de Controle de Patrimônio da UFG (SICOP), permitindo assim o cadastro dos bens duráveis adquiridos pela Regional serem realizados diretamente dela, bem como a afixação da placa de identificação.

 

Placas de identificação afixadas no patrimoniamento de bens

 

Com isso, tem-se possibilitado agilizar a entrega de bens duráveis em meses, considerando que antes tinha-se de esperar por pessoal do DMP da Regional Goiânia/UFG deslocar até a Regional Catalão/UFG e realizar tal ação.

Com relação a outros avanços que este setor vem realizando está também a implantação de um sistema de avaliação do serviço prestado pela DPAME por meio do preenchimento de um formulário de consulta ao servidor atendido nos Departamentos/Setores, onde o mesmo avalia e deixa seu feedback por meio de sugestões, elogios ou reclamações.

Outro avanço significativo foi a realização do inventário de bens duráveis dentro da RC, onde se conseguiu, quase que por completo, atingir todos os cursos e setores, restando apenas alguns detalhes que não puderem ser resolvidos antes do período de férias. Em acréscimo, foi realizado também o inventário de material de limpeza e material de expediente localizados nas dependências do almoxarifado, que possibilitará a realização de um planejamento de compras futuras e um melhor atendimento do público envolvido.

Nas palavras do Chefe da DPAME, o servidor Sérgio Idalino, reconhece que o setor tem ainda desafios e buscará evoluir ainda mais no tratamento do patrimônio da Regional Catalão/UFG: “Ainda temos muitos desafios pela frente, como à implantação de etiquetas de controle de patrimônio inteligentes, implantação do novo sistema de controle de patrimônio e almoxarifado adquirido pela UFG da UFRN, criação de uma resolução que trate da gestão de patrimônio dentro da UFG. É desconfortante pensar que ainda não temos nada que trate de nosso patrimônio, e o que considero mais importante em minha opinião, mudar a cultura da instituição no que diz respeito ao patrimônio, já que o controle e bom uso é feito por todos de forma colaborativa e consciente.”

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG

Categorias: NOTÍCIAS DPAME