Audiência Pública sobre o RU

Audiência Pública sobre o Restaurante Universitário é realizada na Regional Catalão/UFG

Por Welliton Alves. Em 21/10/14 17:05. Atualizada em 21/10/14 17:10.

Audiência contou com representantes da UFG de Goiânia e deu explanação aos presentes do andamento da implantação do RU na Regional Catalão/UFG.

Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a Audiência Pública que tratou das questões referentes à implantação do Restaurante Universitário (RU) na Regional Catalão/UFG e que deu esclarecimentos aos alunos a respeito do processo de edição do edital de licitação de empresa de serviço de alimentação.

Na oportunidade, contou-se com a presença do Diretor da Regional Catalão/UFG Prof. Thiago Jabur Bittar, o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos da Comunidade Universitária da UFG Joaquim Leite de São José, da Assistente Social do Setor de Assuntos da Comunidade Acadêmica da Regional Catalão/UFG Laurita Bomdespacho, da Nutricionista do Serviço de Nutrição da PROCOM/UFG Gilciléia Inácio de Deus, e ainda a representante da Vigilância Sanitária da cidade de Catalão-GO Lucélia Cristina.

Audiência Pública sobre o RU

Feita a abertura, o Diretor Prof. Thiago deu inicio à condução da Audiência que visou transmitir a todos os presentes, e também debater com os mesmos, sobre a situação processual que se encontra a implantação do RU na universidade. O Diretor ressaltou a ciência de todos da importância da implantação do RU mais breve possível e também reforçou que a universidade quer contar com a parceria de todos os órgãos envolvidos nesse processo. Disse ainda que a Audiência justamente tem o intuito de incorporar a participação dos alunos, enquanto maiores interessados no objeto em debate, na edição e ajuste de questões do edital de licitação.

O Pró-Reitor Adjunto da PROCOM/UFG destacou a constante luta da mesma para atender as demandas da comunidade universitária, buscando sempre a horizontalização dos recursos em prol de contemplar mais e mais universitários através da assistência estudantil da UFG.

Seguindo a agenda prevista de assuntos abordados, o Diretor Prof. Thiago, enquanto condutor da Audiência, foi apresentando e transmitindo as informações ao público presente, entre estes alunos, professores, representantes de departamentos e órgãos gestores da Regional Catalão/UFG e representantes de órgãos externos.

Audiência Pública sobre o RU

Sendo a todo momento um debate entre público e integrantes da mesa, as questões eram esclarecidas por cada parte envolvida, e na oportunidade a nutricionista da PROCOM/UFG Gilciléia esclareceu diferenças a respeito do RU e do Restaurante Executivo (RE), com relação à variedade de alimentos e elaboração de alguns itens do cardápio sendo as distinções. Ela também deu explicações com relação aos cuidados com o cardápio e o rigor com relação a alguns detalhes que devem constar no edital, no que trata de responsabilidades da empresa contratada.

Audiência Pública sobre o RU

A participação dos alunos presentes foi proveitosa, uma vez que, os mesmos expuseram suas opiniões a respeito da opção em ter ou não espaço destinado ao RE, a posição com relação ao número de refeições diárias necessárias, trouxeram dados referentes ao preço da alimentação em outras universidades como parâmetro e ainda deram sugestões em vários aspectos, que serão consideradas e que serão muito oportunas para finalização do edital de licitação.

Audiência Pública sobre o RU

No mais, a apresentação com dados e levantamentos realizados pela equipe gestora da Regional Catalão/UFG, que se encontra disponível logo abaixo, deixou bem explícito quais estão sendo os impedimentos da abertura do RU (questões burocráticas de licitações, prazos de entregas, contratações necessárias, greves que houveram), e principalmente com relação as questões financeiras de orçamentos, de subsídios e custeio que ainda estão sendo revistas.

Finalizando a Audiência, o Diretor Prof. Thiago acrescentou que haverá avaliação, fiscalização e preocupação rigorosa com a segurança, com a qualidade e preço das refeições, sempre tendo o respaldo dos órgãos que referem a estas questões, como o caso da Vigilância Sanitária da Cidade, que nas palavras da representante, se dispõe a colaborar na agilização do processo de liberação do alvará e também na fiscalização de rotina posteriormente da abertura do RU.

Audiência Pública sobre o RU

Por fim, o Diretor agradeceu a presença de todos e reforçou a continuidade da colaboração dos alunos para que mesmo após a abertura do RU, em conjunto possa-se ir sanando os problemas que possam surgir, e também, foi definida ao final a representação estudantil na comissão que se estabelecerá para continuar tratando do assunto da implantação do mesmo e deixou-se em aberto a realização de novos debates em prol de manter a par as partes envolvidas do andamento deste processo de implantação na Regional Catalão/UFG.

Para visualizar o conteúdo apresentado e abordado na Audiência, clique AQUI!

Fonte: ASCOM - Regional Catalão/UFG