noticia1315998484.jpg

Congresso Internacional de História discute Santidade e Gênero

Por FABIO MARCIO. Em 14/09/11 05:54.
Evento prossegue até quinta-feira, 15, com palestras, oficinas e mini-cursos

O Departamento de História do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG) promove até quinta-feira, 15, o II Congresso Internacional de História do Sudeste Goiano. Com o tema História, Santidade e Gênero, o evento apresenta as discussões que vem sendo realizadas pelos diversos grupos de pequisa, especialmente o que trata da construção da imagem dos santos.

A palestra de abertura foi ministrada na noite desta terça-feira, 13, pela professora Marina Benedetti, da Universidade de Milano. A docente trouxe dados da pesquisa que tem realizado sobre santa Guglielma, que apesar de nunca ter sido declarada santa pela Igreja Católica, tem despertado ao longo dos anos a curiosidade internacional, sobretudo das teólogas feministas.

Para esta quarta-feira, 14, está programa a encenação da peça teatral São Francisco e Santa Clara para alunos de escolas do ensino fundamental e médio da região e uma palestra sobre História e Hariografia, ministrada pela professora Andreia Frazão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com a coordenadora do Congresso, Márcia Pereira dos Santos, o evento traz uma perspectiva do curso de História do CAC de consolidação das temáticas, intercâmbios e contatos internacionais. "O evento é a oportunidade de mostrar os 20 anos do curso de história  do campus e o empenho por uma educação pública e de qualidade", afirma.

Clique aqui e acesse a programação do Cogresso de História

Fonte: Ascom - CAC/UFG