noticia1315341745.jpg

Campus Catalão realiza II Encontro do Observatório Catalano de Educação Especial

Por FABIO MARCIO. Em 13/09/11 07:35. Atualizada em 21/08/14 11:47.
Evento será realizado nos dias 12 e 13 e é direcionado a professores de apoio e de salas de recursos multifuncionais

O Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG) realiza nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, no Departamento de Educação (Bloco H) o II Encontro do Observatório Catalano de Educação Especial (OCEESP). O evento tem início às 8 horas e é direcionado a professores de apoio e de salas de recursos multifuncionais de escolas da região.

De acordo com a coordenadora do Observatório Goiano de Educação Especial, Dulcéria Tartuci, neste encontro serão abordados aspectos que envolvam o estudo da legislação pertinente a educação especial e ao modo de atuação profisisonal, a partir do reordenamento da política educacional proposta neste ano pela Secretaria de Estado da Educação (SES). A programação contará ainda com um curso de leitura e escrita para cegos.

Dulcéria explica que o Observatório integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e de Inclusão do Campus Catalão (NEPPEIN), voltado especificamente para a educação de pessoas com deficiência. Segundo a professora, o foco da pesquisa esta concentrado na avaliação do aluno com deficiência, na formação de professores e na organização do ambiente pedagógico. Para ela a acessibilidade inclui também o investimento em recursos humanos e neste sentido um dos interesses do programa é contribuir para fortalecer esta discussão no âmbito da graduação e pós-graduação.

O OCEESP integra um projeto nacional e estadual de pesquisa na áera de educação especial,  vinculado a 25 instituições de ensino superior em 15 estados brasileiros e 20 programas de pós-graduação no Brasil. O foco do projeto é analisar as políticas educacionais do governo federal acerca da educação especial, com produção da pesquisa em rede e consequente intervenção nestas práticas adotadas pelo Estado.

Clique aqui e confira o convite para o evento

Fonte: Departamento de Educação - CAC/UFG