Oficina do CEP

Comitê de Ética em Pesquisa realiza oficina sobre pesquisa envolvendo seres humanos

Por Welliton Alves. Em 12/04/19 16:34. Atualizada em 12/04/19 17:01.
Atividade busca manter a comunidade de pesquisadores atualizada acerca das normas de pesquisa envolvendo seres humanos. Confira!

Neste dia 12 de abril de 2019, no período das 09h às 11h da manhã, aconteceu no Auditório Prof.ª Sirlene Duarte a Oficina “Aspectos éticos de Pesquisa que envolvem seres humanos direta ou indiretamente”, tendo como público-alvo a comunidade interna e externa de pesquisadores, sobretudo estudantes de graduação e pós-graduação da Regional Catalão/UFG. A oficina foi ministrada pela Profª Dra. Adriana Neves, Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Regional Catalão/UFG (CEP - RC/UFG).

 

Oficina do CEP
Prof. Adriana Neves, Coordenadora do CEP/RC/UFG

 

Houve grande interação do público presente tecendo questionamentos referentes às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2012 e 510/2016.

Em um trabalho conjunto do CEP e disciplinas dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da RC, as oficinas tem como objetivo capacitar a comunidade de pesquisadores acerca dos trâmites das pesquisas envolvendo seres humanos. A programação dessas ações do CEP segue no próximo dia 15 de abril, quando acontece a segunda oficina que terá como tema "Pesquisas que envolvem Seres Humanos direta ou indiretamente com foco na Resolução CNS N° 510/2016". Inscrições para esta segunda oficina podem ser feitas através do seguinte link: https://forms.gle/ce6bCVdCbKxp4Qjs5.

A coordenadora Prof.ª Adriana falou da importância da realização de tal capacitação junto à comunidade. “É importante que a comunidade de pesquisadores conheçam a Plataforma Unificada de submissão de Protocolos de Pesquisa, bem como as normas e resoluções vigentes quanto aos princípios éticos e legais que envolvem seres humanos direta ou indiretamente”, expressou Adriana.

Maiores informações e acesso à documentação pertinente à temática destas oficinas podem ser visualizadas no site do CEP: https://cep.catalao.ufg.br/

 

Oficina do CEP
Pesquisadores presentes na oficina

 

Fonte: Ascom - RC/UFG

Categorias: notícias CEP Ética em Pesquisa Regional Catalão