Abertura da VI semana de enfermagem

Palestra sobre as Dimensões do Cuidar abre a VI Semana de Enfermagem

Por Welliton Alves. Em 27/11/18 11:14.
Enfermeiro do HC/UFU abordou os desafios do Cuidar na contemporaneidade. Evento acontece ao longo deste dia 27 e do dia 28 de novembro. Veja!
Texto: Ivânia Vera
          Welliton Alves
Foto: Ivânia Vera

Na manhã de hoje, 27, aconteceu no Auditório Prof. Paulo de Bastos Perillo, a abertura da VI Semana de Enfermagem e II Fórum Ensino-Serviço. Tendo como tema "A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar", o evento tem como objetivo contribuir para a formação dos acadêmicos, atualização dos profissionais e professores da área, além de fomentar cientificamente a prática e atuação profissional da enfermagem e proporcionar a articulação ensino-serviço.

Participantes da VI semana de enfermagem

Participantes presentes na abertura do evento

Compondo a mesa diretiva de abertura estiveram presentes o Vice-diretor da Regional Catalão, Prof. Cláudio Maia, na oportunidade Diretor em exercício, o Prof. Anderson Ferreira, representando a Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia (Ibiotec), e as professoras Juliana Martins, Calíope Pilger e Luípa Silva, representando a comissão organizadora do evento.

Cláudio ao fazer uso da palavra fez um breve histórico dos desafios e potencialidades que o curso de Enfermagem enfrentou e ainda terá de enfrentar, com vistas à consolidação do curso. Ele parabenizou ainda o corpo de servidores docentes, técnicos e terceirizados, e, discentes do curso pela organização do evento, e finalizou desejando as boas vindas a todos e todas participantes. Representando o Ibiotec, Anderson recordou o quantitativo de profissionais da Enfermagem no mundo exercendo o ato do cuidar, ressaltando a preocupação dos mesmos em estar preparados para o cuidar de si e o cuidar do outro.

Representando a comissão organizadora e também enquanto coordenadora do curso de Enfermagem, Juliana aproveitou sua fala para evidenciar os egressos que hoje compõem equipes de Enfermagem em todo o Brasil, inclusive alguns tendo partido para o exterior. Além disso, ela estendeu agradecimentos aos enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde do município de Catalão e região, pela parceria em todos estes anos desde 2009, visando sempre o fortalecimento da tríade Ensino-Serviço-Saúde.

Na sequência deste primeiro momento da abertura, deu-se início à programação de atividades do evento com a palestra de abertura ministrada Sebastião Elias da Silveira, enfermeiro do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorando em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP. Sebastião abordou justamente sobre o tema do evento, apresentando os desafios da enfermagem em relação ao cuidar na contemporaneidade.

Abertura da VI semana de enfermagem

Sebastião abordou em sua palestra os desafios da enfermagem na contemporaneidade

O evento seguirá com atividades ao longo de hoje e amanhã (28), com minicursos, apresentação de trabalhos, mostras, além de um momento especial que será uma mesa redonda sobre a História da Enfermagem no município. Mais informações e detalhes acerca da programação do evento podem ser obtidas no site: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=13901

Fonte: ASCOM - RC/UFG