Integrantes Comitê de Ética

Comitê de Ética em Pesquisa realiza primeira reunião de trabalho

Por Fábio Gaio. Em 28/03/18 15:08. Atualizada em 29/03/18 16:37.

Órgão representa autonomia e agilidade nos processos que envolvem pesquisa com seres humanos

Um importante passo foi dado para a pesquisa, pós-graduação e inovação, realizados na Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e recém-criada Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Nesta terça-feira, 27, foi realizada a primeira reunião de trabalho do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), entidade independente, de caráter consultivo, educativo e deliberativo, criado para proteger o bem estar dos/das participantes de pesquisa, em sua integridade e dignidade, visando contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos vigentes.

A instalação de um Comitê de Ética em Pesquisa local, deverá agilizar a tramitação de processos e a emissão de parecer, garantindo o respeito às leis vigentes no Brasil, em relação a pesquisas realizadas com seres humanos. A coordenadora do CEP, Adriana Freitas Neves, ressaltou que, além de representar a autonomia da Regional Catalão, o Comitê é um dos indicadores de qualidade, avaliados pelo Ministério da Educação, que compõe o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Segundo Adriana, o Comitê está apto a atender demandas internas e externas, podendo atender também, outras instituições e centros de pesquisa.

A diretora da Regional Catalão, Roselma Lucchese, ressaltou que a concretização e o funcionamento do CEP é fruto de um trabalho que foi iniciado a pelo menos dez anos, citando o empenho das ex-coordenadoras de pesquisa e pós-graduação, Maria Rita de Cássia Campos e Maria Helena de Paula. A diretora destacou que o trabalho do Comitê não é necessariamente fiscalizador e punitivo, mas visa assegurar direitos do pesquisador, do estudante e da população, para a qualidade e segurança da pesquisa.

A ex-coordenadora de pesquisa e pós-graduação, Maria Helena de Paula, afirmou ter encarado o desafio, que resultou na aprovação do registro inicial no final do ano passado, durante a sua gestão. "Esse é um Comitê que tem tudo para dar certo, com a presença, também, de pesquisadores de outras instituições e da sociedade. É a carta de entrada da UFCAT", ressaltou. Já o atual coordenador de pesquisa, pós-graduação e inovação, José Júlio de Cerqueira Pituba, ressaltou o mérito de todo o trabalho feito anteriormente e se prontificou a apoiar o CEP naquilo que for necessário.

O CEP é um órgão colegiado ligado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que por sua vez é vinculada ao Conselho Nacional de Saúde a ao Ministério da Saúde. Além de membros da Regional Catalão, o Comitê conta também com a participação de pesquisadores do Instituto Federal Goiano e representante dos usuários, indicado pelo Conselho Municipal de Saúde. Além das atividades e reuniões periódicas, para os próximos meses estão previstas ações de capacitação e educação, com palestras e oficinas, voltadas ao público interno e externo a universidade. O contato com o Comitê pode ser feito pelo e-mail cep.rc.ufg@gmail.com ou telefone (64) 3441-7609.

Reunião Comitê de Ética

Reunião do Conselho de Ética em Pesquisa, com fala da diretora, Roselma Lucchese, ao centro

Categorias: Notícias