Curso de língua e cultura Kimbundu

Curso de Língua e Cultura Kimbundu

: Auditório Congadas, Bloco L, Regional Catalão/UFG

: 16 a 20 de Abril 2018

O "Curso de língua e cultura kimbundu" é ação coordenada pelo Laboratório de Estudos do Léxico Filologia e Sociolinguística (LALEFIL) e do Mestrado em Estudos da Linguagem, com vistas à internacionalização da extensão realizada na UAELL/RC.

O curso será ministrado pelo Professor Ezequiel Bernardo, da Universidade Onze de Novembro, de Cabinda-Angola, e abordará as principais características do kimbundu, língua de Angola, na perspectiva da inter-relação com a cultura kimbundu e focará na discussão de como o kimbundu influenciou o português usado no Brasil. Como Catalão e região teve, a exemplo de grande parte do território brasileiro, forte presença de africanos em sua histórica composição (tanto do ponto de vista do seu contingente populacional, econômico, cultural, linguístico, religioso), é oportuno, sempre que possível, realizar ações que promovam formação, divulgação e atualização do conhecimento sobre a participação de África na identidade e história do Brasil.

O curso está programado no formato de aulas, com o uso de material áudio-visual e outros suportes didáticos como músicas, literaturas, filmes, documentários, outras artes, no período das 13h30min às 17h30min, no Auditório Congadas, localizado no Bloco L da UFG em Catalão.

Com 45 (quarenta e cinco) vagas, o curso é gratuito e conta com a participação da comunidade interna e externa à Universidade. As inscrições podem ser feitas em:  http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2oREfMBFdzjCCHHpqosn5_3NlUGylwUwV94x-G3LGjK2JtQ/viewform?usp=sf_link

Cartaz_curso Kimbundu