Física - Licenciatura

Turno: noturno | Duração: oito semestres | Vagas: 25 | Ingresso: 1º semestre

Sobre o curso de Física - Licenciatura

O Departamento de Física é um dos departamentos do Instituto de Física e Química da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. O Departamento foi criado em 2006 quando iniciou a oferta do curso de Licenciatura em Física e em 2013 passou a ofertar também o Mestrado Profissional em Ensino de Física. O Departamento tem recebido estudantes de Catalão e região interessados em atuar nas áreas da Física. O curso de Licenciatura em Física é ministrado preferencialmente no período noturno, oferecendo ao estudante, que está inserido no mercado de trabalho, uma oportunidade de obter formação superior em uma universidade pública de qualidade.

O Departamento de Física contribui para o enriquecimento cultural e científico do nosso estado, na medida que entrega à sociedade um profissional versátil com habilidades na solução de problemas através de uma abordagem científica.

A formação de profissionais na área de Física envolve, além da participação dos docentes do departamento de Física, a colaboração de docentes dos departamentos de Matemática, Pedagogia, Letras, Química e Computação.

O Departamento tem 14 professores doutores com formação em grandes centros de pesquisa (USP, UnB, UFSCar, etc). Todos os professores trabalham no regime de dedicação exclusiva e, além das atividades de ensino e de extensão, dedicam-se a atividades de pesquisa em diferentes áreas da Física. O objetivo do Departamento de Física é formar profissionais competentes, ativos, críticos, participativos, comprometidos e que compreendam a Ciência como conhecimento histórico, inserido em um bem definido contexto sócio-político, cultural e econômico.

Profissão

O Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física e Química da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás oferece aos seus alunos uma formação sólida em física clássica e em física moderna, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados. A formação oferecida pelo curso, além de servir de base para o prosseguimento de uma carreira acadêmica, habilitando o egresso aos cursos de pós-graduação em Física ou áreas afins, pode conduzir à inserção do egresso no mercado de trabalho em áreas diretamente ligadas à Física ou áreas afins, como nos centros de pesquisa e desenvolvimento das empresas e ainda, no caso específico dos egressos da Licenciatura em Física, conduzi-lo à atuação profissional como educador de Física na educação básica e em outras instâncias educacionais.

Em uma ou outra vertente de formação o físico (bacharel, licenciado, tecnólogo, etc.) deve ser capaz de reconhecer, sistematizar e tratar problemas novos e tradicionais com rigor científico e atitude inquiridora e crítica. A atitude inquiridora e investigativa deve permear a atuação profissional do físico, e este aspecto será permanentemente reforçado durante o curso.

Site do curso