Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

CIC

Por Welliton Alves Atualizado em 23/06/17 11:24.

O Centro Integrado do Cerrado (CIC) é um órgão suplementar ligado à Direção da Regional Catalão, que é Coordenado pelo atual Departamento de História e Ciências Sociais que apresenta suas demandas e de outros órgãos a ele pertencentes: MACER (Museu Antropológico do Cerrado) e CERMH (Centro de Referência de Memória e História Regional).

O CIC – Centro Integrado do Cerrado congrega o Centro de Referência de Memória e História Regional (CERMH), e o Museu Antropológico do Cerrado (MACER). Tem como objetivo tratar a questão da memória e das práticas culturais através de diferentes perspectivas, sejam elas históricas, sociais, políticas e ambientais regionais.

O CERMH abrigará documentos que expõe as práticas culturais e de sociabilidades da região do sudoeste goiano. Seu objetivo é possibilitar o conhecimento aprofundado, registro e divulgação dos espaços culturais dessa região e, também, suas transmutações, apropriações, significados individuais e coletivos.

O Museu Antropológico do Cerrado (MACER) é uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar, divulgar e valorizar de diversas maneiras conjuntos de múltiplos elementos de valor e significados cultural, imaginário, simbólico e ambiental. Dentre estes, podemos citar coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos e registros etnográficos, registros audiovisuais e demais produtos culturais significativos para indivíduos, comunidades e coletivos locais e regionais.

Portanto, a proposta do CIC, como espaço cultural, determina, com suas múltiplas tarefas, investimentos e estratégias sociais e políticas, o estabelecimento de uma instituição sem fins lucrativos, aberta ao público, e que se destina à coleta, inventário, documentação, preservação, segurança, exposição e comunicação de seu acervo.

A criação do CIC é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás – UFG/RC visando abrigar o acervo histórico e etnográfico recolhido na região do Rio São Marcos, onde foi instalada a usina hidrelétrica SEFAC - Serra do Facão Energia S.A., localizada no estado de Goiás, região centro-oeste do Brasil, entre os municípios de Catalão e Davinópolis.

O acervo da primeira coleção etnográfica do Museu decorre das memórias das comunidades que tiveram que ser deslocadas para outras regiões. Trata-se, pois, de uma forma de preservação das práticas culturais, de memória e de agenciamentos coletivos dos grupos populacionais afastados de sua ambiência tradicional e afetados por barragens.

Assim, a construção do Centro de Memória e do Museu Antropológico na UFG-RC cumpre o papel de zelar por um legado do patrimônio cultural brasileiro que, perdido diante de uma obra de caráter desenvolvimentista, deve ser preservado através da memória coletiva da comunidade afetada.

 

Coordenação

Coordenadora do CIC: Profa. Dra. Regma Maria dos Santos

Coordenador do CERMH: Prof. Dr. Sulivan Charles Barros

Coordenador do MACER: Prof. Dr. Ismar da Silva Costa

Telefones para contato:
(64) 3441-5309 // (64) 3442-7540

Site: www.cic.catalao.ufg.br

 

Listar Todas Voltar