Abertura Seminário Acessibilidade

Regional Catalão promove Seminário de Acessibilidade

Por Fábio Gaio. Em 15/08/17 11:58. Atualizada em 15/08/17 20:12.

Comunidade Universitária discute acesso e permanência do estudante com deficiência na UFG

Políticas e práticas para o acesso e permanência do estudante com deficiência na Universidade Federal de Goiás. Esse é o norte das discussões realizadas nesta terça-feira (15) na Regional Catalão, durante o III Seminário de Acessibilidade. A palestra de abertura foi proferida pela professora Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que tratou da acessibilidade e práticas pedagógicas no ensino superior. Para Lucélia, que possui doutorado na área de educação especial, não basta apenas garantir o acesso, é necessário assegurar a permanência com aprendizagem do estudante com deficiência. A professora falou também sobre a sua experiência à frente da coordenação de dois núcleos de acessibilidade, em uma universidade pública com apenas dois anos de criação.

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NA) da Regional Catalão e professora do curso de Educação Física, Cristiane da Silva Santos, explicou que o NA funciona hoje em dois espaços, a sala dos intérpretes de LIBRAS e o Laboratório de Acessibilidade Informacional, que funciona na Biblioteca. Por meio de uma parceria com a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM), o Núcleo conta com oito monitores bolsistas que oferecem atendimento especializado. A professora frisou, durante a abertura do evento, a importância de se eliminar não apenas as barreiras físicas, mas, sobretudo, as atitudinais. "É preciso que a gente enxergue que as pessoas entraram na universidade por mérito, deixando de lado esse olhar meramente assistencialista.", comenta Cristiane.

O diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar, em sua fala, reconheceu e parabenizou o trabalho do NA, no sentido de acolher e proporcionar condições de permanência ao estudante com deficiência. Thiago lembrou ainda que todo o câmpus passa por obras, que visam adequar a instituição às normas de acessibilidade, com a construção de passagens elevadas nas ruas, rampas de acesso aos blocos e piso tátil nas áreas internas e externas das edificações, dentre outros. Já o diretor de graduação, Lincoln Lucílio Romualdo, falou sobre o relevante trabalho do Núcleo, que, de acordo com ele, tem trabalhado com esforço e dedicação, sobretudo no que se refere ao acompanhamento pedagógico dos estudantes.

Ao final da cerimônia de abertura, um dos intérpretes de LIBRAS da Regional, o servidor Lucas Marques, apresentou duas músicas em LIBRAS. A tarde o evento prossegue com a realização de um Colóquio, no auditório Congadas, no Bloco L, a partir das 14 horas.

 

Professora Lucélia Unifesspa

Professora Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, da Unifesspa, durante palestra de abertura do Seminário

 

Apresentação Libras Lucas

Apresentação do intérprete de LIBRAS, Lucas Marques, durante a abertura do evento

Categorias: NOTÍCIAS