Planta Baixa Casa do Estudante

Prefeitura de Catalão sinaliza doação de terreno para construção da Casa do Estudante

Por Fábio Gaio. Em 03/08/17 19:09. Atualizada em 03/08/17 20:31.

Terreno com pouco mais de seis mil metros quadrados está situado no loteamento Copacabana 2

Em audiência com a direção da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada nesta segunda feira, 31, o prefeito de Catalão, Adib Elias, sinalizou a doação de um terreno para a construção da Casa do Estudante Universitário. O terreno a ser doado fica no Loteamento Copacabana 2, atrás do Tennis Club, e conta com área total de 6.145,67 m2 e infra-estrutura de fornecimento de água tratada, rede de energia elétrica e iluminação pública, rede de esgoto e água pluvial. A área fica distante cerca de três quilômetros do câmpus I e possui valor de mercado, caso viesse a ser comercializado, de cerca de dois milhões de reais.

O recurso para a construção da Casa do Estudante é de cinco milhões de reais. A verba é oriunda do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e foi pactuada a partir de diálogos entre o Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão (DACC), Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM), Direção da Regional Catalão e Reitoria da Universidade. 

Considerado um importante instrumento de assistência estudantil, o projeto da Casa do Estudante conta com dois blocos, porém, a construção inicial, cujo processo de licitação já foi iniciado, contemplará, nesse momento, um bloco. Cada bloco terá quatro pavimentos com seis apartamentos por andar, sendo o térreo com quatro unidades acessíveis que comportam até dois estudantes. Nos demais andares a capacidade é para seis pessoas por apartamento. Para chegar ao projeto final houve a interação de uma comissão da Regional Catalão com engenheiros e arquitetos do Centro de  Gestão do Espaço Físico  da UFG (Cegef) e, ainda, ocorreu uma audiência pública com a comunidade universitária no dia oito de fevereiro.

Estiveram presentes no ato que sinalizou a doação do terreno, o diretor da Regional Catalão da UFG, Thiago Jabur Bittar, o coordenador de Graduação, Lincoln Lucílio Romualdo e o Ex-prefeito de Catalão e mérito universitário, Haley Margon Vaz. Para o diretor da  Regional, a construção da Casa do Estudante representa o atendimento de um pedido antigo da comunidade universitária, cuja obra demanda alocação de um espaço significativo para moradia com qualidade, com arborização, equipamentos de esporte e lazer e outros espaços de convivência. "É bom ver que a prefeitura está atendendo nossas demandas", concluiu o diretor.  Para concretização da doação ainda é necessária a aprovação da Câmara dos Vereadores de Catalão, que deve ocorrer nas próximas reuniões ordinárias.  

Thiago aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito a melhoria da iluminação pública nos arredores da Universidade, com possível troca das lâmpadas atuais por outras, de LED, assim como tem sido feito em outros locais da cidade. Tal medida, segundo o diretor, visa maior segurança para estudantes, técnicos e docentes da instituição . 

 

Doação do terreno da casa do estudante

Da esquerda para direita: Lincoln Romualdo, Adib Elias, Thiago Jabur e Haley Margon (Foto: Prefeitura de Catalão)

 

Perspectiva da Casa do Estudante

Perspectiva da fachada da Casa do Estudante Universitário.




Categorias: NOTÍCIAS