Representantes da Regional Catalão se encontram com Ministro da Educação, visitam RU  da UnB e participam de Seminário na Andifes

Representantes da Regional visitam MEC e cumprem agenda em Brasília

Por Welliton Alves. Em 29/06/17 16:28. Atualizada em 27/07/17 14:14.
Equipe retornou otimista com encaminhamentos e informações obtidas durante agenda no Distrito Federal. Leia!

Fotos: Luis Fortes

Parte da equipe gestora da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) esteve nesta terça-feira (27) em Brasília para cumprir uma agenda de reuniões que tratou de questões relevantes para a comunidade acadêmica, como a implantação do curso de Medicina e a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat). O grupo foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino Superior, Mauro Luiz Rabelo e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, que destacou a importância das demandas apresentadas e afirmou que mesmo diante do atual cenário brasileiro, os encaminhamentos protocolares tem ocorrido e seguem, no momento, os trâmites regulares para processos dessa natureza.

Mendonça Filho destacou que em relação a criação da UFCat, o projeto de lei 5271/2016, que trata da criação da nova universidade está na Câmara dos Deputados e depende agora da aprovação dos parlamentares, que devem trabalhar para a tramitação do processo nas comissões e posterior votação em plenário. Atualmente o texto tramita na Comissão de Finanças e Tributação, a última das quatro comissões que um processo desse tipo costuma percorrer. Com relação ao curso de Medicina, houve a necessidade de pequenos ajustes no Projeto Pedagógico do Curso por parte da Regional Catalão, o que, segundo o diretor da instituição, Thiago Jabur Bittar, deverá ser feito em até duas semanas pela Comissão Local que está cuidando da implantação e tão logo as adequações sejam feitas, o projeto deverá passar pela autorização da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).

Após a reunião, os representantes da Regional solicitaram ao deputado federal Thiago Peixoto (PSD), que também participou da audiência, apoio para construções e reformas na estrutura dos dois campi da instituição, a partir da designação de verbas de emendas parlamentares. Foi discutido rapidamente o apoio do Estado na rede de saúde e a possibilidade futura de designação de um Hospital Regional do Estado de Goiás para a cidade de Catalão, que atenderia a comunidade do sudeste goiano e representaria também a ampliação no campo de estágio e de residências para os futuros estudantes de Medicina.

Além do diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar, participaram da audiência a coordenadora de Administração e Finanças, Élida Alves da Silva, o coordenador de Graduação, Lincoln Lucílio Romualdo e o diretor do câmpus Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Emerson Nascimento. Além do deputado federal Thiago Peixoto também estiveram presentes os vereadores do município de Catalão, Arcilon Sousa Filho e Pedro Henrique de Macedo Silva.

Equipe de representantes da RC mantém otimismo em relação ao andamento da criação da UFCat e ao início do curso de Medicina

Restaurante Universitário e Andifes

Na quarta-feira (28), pela manhã, os representantes da RC estiveram na Universidade de Brasília (UnB), onde foi discutido a viabilidade da implementação do Sistema de Restaurante Universitário (RU) utilizado na universidade e desenvolvido pelo Centro de Informática (CPD) da instituição. A diretora do RU, Cristiane Moreira da Costa e os servidores do CPD explicaram que para a utilização do sistema em Catalão serão necessárias algumas customizações.  Como encaminhamento, foi entregue um ofício emitido pelo gabinete da reitoria da UFG que foi recebido pela diretora do RU, no qual se pretende formalizar uma parceria entre as duas universidades. O RU da UnB é considerado modelo para outras instituições e serve mais de 20 mil refeições diárias.

No período vespertino a equipe gestora participou do seminário Novas Universidades Federais: porquê, como, quando e onde?, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento contou com a participação de diversos reitores do país e também parlamentares, como os deputados federais Alex Canziani e Margarida Salomão. Para Thiago Jabur, foi importante perceber que a Andifes, bem como os representantes do legislativo, manifestaram total apoio para a criação da UFCat, que conjuntamente com as outras quatro universidades estão com projetos tramitando no Congresso Nacional. "Essas universidade se tornarão elementos essenciais para se atingir as metas previstas no Plano Nacional de Educação, atendendo a população e auxiliando o país a se desenvolver e sair desta crise”, avalia o diretor.

Implantação do curso de Medicina na RC também foi abordado na reunião

Categorias: Curso de medicina Emancipação da Regional Ufcat Audiência em Brasília UFG Regional Catalão NOTÍCIAS