visita técnica mineração capa

Estudantes de Engenharia de Minas participam de visitas técnicas

Por Fábio Gaio. Em 29/06/17 10:29.

Atividade que busca aliar teoria e prática ocorreu em diversas mineradoras goianas

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia de Minas da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou nos dias 23 e 24 de junho uma série de visitas a empresas mineradoras do estado de Goiás. A primeira vista técnica ocorreu na Mago Mineração, localizada no município de Bela Vista, que atua na extração de rochas ornamentais (lavra de rocha micaxisto para revestimento e brita). A atividade foi acompanhada pelos professores Renato de Pádua Araújo e Gabriel Gomes Silva e o grupo foi recebido pelos engenheiros Eustáquio de Deus, Jorge Assunção e Ingridy Oliveira.

Outra visita ocorreu na Rio Granito, empresa localizada em Senador Canedo, com atuação no segmento de pedras nacionais e importadas, e foi acompanhada pelo engenheiro Juliano Martins, que explicou para os estudantes os diferentes aspectos da extração e beneficiamento de rochas ornamentais, como o corte do bloco transformado em chapas, polimento, resinas e a fabricação de pisos em grande escala.

A terceira atividade foi realizada na Pedreira Anhanguera, empresa especializada na extração de granito gnaisse para britas., situada no município de Caturaí. A visita foi acompanhada pela engenheira Crismaria Veloso, que falou sobre diferentes aspectos, desde a perfuração ao beneficiamento mineral.

O ciclo de vistas foi encerrado no município de Barro Alto, na Mineração Santo Expedito, especializada no segmento de extração de minério da bauxita, com foco em produtos para indústrias de metalurgia, cimento Portland e bauxita calcinada. Os aspectos de geologia e operação da mina foram abordados pelo geólogo Gustavo Guerra.

Para o estudante Diego Digues, a visita técnica foi importante no sentido de agregar conhecimento prático acerca de diversas áreas do setor minerário. "Nós alunos da Engenharia de Minas só temos a agradecer pela disponibilidade dos professores em organizar e acompanhar a aula de campo", comenta o aluno.

visita técnica mineração matéria

Grupo durante visita técnica a empresa mineradora no estado de Goiás

Categorias: Notícias