núcleo de educação rural (2)

Estudantes visitam Núcleo de Educação do Campo

Por Fábio Gaio. Em 29/06/17 09:20. Atualizada em 29/06/17 09:23.

Atividade curricular do curso de licenciatura em Educação do Campo foi realizada em Orizona, Goiás

Um grupo de estudantes e professores da Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAEE) da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram nesta terça-feira (27) de uma atividade no Núcleo de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro (NUCLEC), na cidade de Orizona, situada a 150 quilômetros de Catalão. A visita ao Núcleo integra as atividades do chamado Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo e foi coordenada pelas professoras Fátima Pacheco de Santana Inácio e Maria Zenaide Alves. O relatório completo da atividade será socializado com a comunidade acadêmica, na última semana do semestre, quando ocorre o Seminário de Integração, uma atividade promovida pelo curso e aberta a toda a comunidade.

O Núcleo de Educação é uma escola que reúne, em uma mesma instituição, cinco polos localizados em diferentes povoados do município de Orizona. A instituição foi fundada a 11 anos pelo professor João Batista de Castro Neto, que na época era secretário municipal de educação, com o objetivo de oferecer aos moradores da zona rural o acesso ao ensino médio. Segundo o professor, a principal motivação foi a preocupação com as condições adversas de muitos jovens, que precisavam, em alguns casos, permanecer até seis horas na estrada, o que acabava desmotivando os estudantes e suas famílias. Além disso, Orizona tem uma característica peculiar de possuir quase metade dos seus 15 mil habitantes vivendo na zona rural.

A Licenciatura em Educação do Campo da Regional Catalão foi inciado em 2014 e visa construir uma escola e efetivar o ensino e a docência por meio de diferentes práticas pedagógicas que valorize e consolide os valores do campo. O curso é oferecido em regime de alternância com dois momentos, o Tempo Comunidade, com o estudante inserido em seu espaço, com atividades pedagógicas nos territórios das comunidades do campo e o Tempo universidade, que é caracterizado por atividades no ambiente universitário. O licenciado em Educação do Campo poderá atuar nos ensinos fundamental e médio, nas áreas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). O processo seletivo de ingresso é específico e são disponibilizadas 40 vagas, com aulas ofertadas no período noturno. Informações sobre o acesso podem ser encontradas na página www.cs.ufg.br.

núcleo de educação rural

Participantes da visita ao Núcleo de Educação do Campo, no município de Orizona, Goiás

Categorias: Notícias