Curso de Engenharia Civil - Regional Catalão

Alunos e professores publicam em importante revista de Engenharias

Por Fábio Gaio. Em 28/06/17 10:51. Atualizada em 29/06/17 10:31.

Trabalho publicado na Revista Matéria, da UFRJ, trata de modelagem de estruturas

Os egressos do Curso de Engenharia Civil e ex-alunos de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Amanda Soares Furtado e Nílson Sérgio de Souza Júnior, juntamente com os professores Gabriela Rezende Fernandes e José Julio de Cerqueira Pituba, docentes do Curso de Engenharia Civil e do Programa de Doutorado da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), publicaram dois artigos no periódico indexado “Revista Matéria” em seu número 2, volume 22. O periódico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é um dos mais importantes na área de Ciência dos Materiais e Engenharias I, tendo fator de impacto e circulação no meio acadêmico.

Os artigos “Formulação multi-escala para a análise de flexão de placas considerando processos dissipativos na microestrutura e acoplamento MEC/MEF” e “Análise da influência de microestruturas heterogêneas na resposta macromecânica do problema bidimensional de placas” tiveram contribuição das respostas das modelagens numéricas realizadas durante a Iniciação Científica dos egressos Amanda e Nílson, além do desenvolvimento das formulações em várias escalas de observação pelos professores Gabriela e Julio, desde o pós-doutorado.

Os artigos abordam a modelagem de diferentes tipos de estruturas compostas por materiais de comportamento complexo, onde modelagens convencionais têm limitações de utilização. Os professores em questão participam do Grupo de Modelagem Computacional de Estruturas e tentam multiplicar os conhecimentos na área difundindo a modelagem de materiais em várias escalas. Para Pituba, os artigos publicados em periódico indexado mostram a qualidade da pesquisa realizada pelo Grupo de pesquisadores, sejam professores e/ou alunos, além de revelar uma potencialidade da pesquisa na área de Materiais em nossa Regional, inclusive com o início das atividades de um Programa de Doutorado na área.

Categorias: Notícias