Capa Convite

Instalação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Mineração (CDTM)

Por Fábio Gaio. Em 02/06/17 09:07.
Convite para cerimônia de encaminhamento de mensagem para a Assembleia Legislativa, que visa a destinação de área para a instalação do CDTM

A Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) convida a comunidade para a cerimônia de encaminhamento de mensagem para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que visa a destinação de área por parte do Governo do Estado para a instalação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Mineração (CDTM). O evento está marcado para 07 de junho, às 10h30, no auditório professora Lívia Abrahão do Nascimento da RC/UFG.

A proposta a ser encaminhada para apreciação do legislativo deverá permitir o repasse para a Regional Catalão de uma área de 15 mil metros quadrados, localizada junto ao Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) professor Antônio Salles, obra que, segundo o governo estadual, deverá ser entregue em 2018.

Na área que deverá ser doada para a universidade, será construída a estrutura para abrigar os equipamentos repassados pela Metais de Goiás (Metago), empresa pública em processo de liquidação, que serão utilizados para fomentar a formação de recursos humanos e a geração e difusão de conhecimento e inovação tecnológica por meio de pesquisa básica e aplicada em geologia, tecnologias minerais e tecnologias limpas. O maquinário inclui moinhos, peneiras vibratórias, prensas, separadores magnéticos, silo de alimentação e super agitadores.

A possibilidade de doação de parte da área do Itego para a UFG foi sugerida durante reunião realizada em 19 de maio, que contou com a presença de representantes da universidade e dos governos estadual e federal. Antes, em 12 maio, foi assinado um protocolo de intenções visando a instalação do CDTM, incluindo o repasse dos equipamentos para tratamento e beneficiamento de minérios. A UFG trabalha agora na busca por recursos para a construção do Centro e tão logo concluída essa etapa, será feito o transporte do maquinário de Goiânia para Catalão.

Encaminhamento de mensagem à Assembleia Legislativa para aprovação de doação

Categorias: NOTÍCIAS