curso introdutório

De maneira diferente e divertida, técnicos participam de atividade de integração

Por Fábio Gaio. Em 31/05/17 09:21. Atualizada em 01/06/17 20:39.

Curso Introdutório para técnico-administrativos é direcionado a servidores em estágio probatório

De uma maneira leve, diferente e divertida, que agradou a todos, um grupo de 18 servidores da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participou nesta terça-feira (30) da primeira atividade do Curso Introdutório: Técnico-Administrativos em Educação. A ação que visa a integração institucional possui caráter obrigatório e é voltada aos técnicos-administrativos em estágio probatório.  A atividade foi encabeçada pela Comissão de Capacitação, um grupo de técnico-administrativos que assumiu parte da demanda local do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

Os técnico-administrativos foram recepcionados com um café da manhã na sala de reuniões do Bloco L, local onde foi realizada a atividade. No período da manhã foi apresentada aos participantes a plataforma Vias, desenvolvida pela UFG e que será utilizada durante o curso, que é oferecido em módulos, com carga horária total de 120 horas na modalidade semipresencial. Também foram tratadas questões sobre patrimônio público, segurança do trabalho e plano de carreira.

A tarde, uma dinâmica corporal que contou com um momento chamado de foto divertida, abriu a programação que contou ainda com palestras sobre alimentação saudável, assédio moral e relatos de pesquisas e experiências na universidade. Para a psicóloga Damaris Morais, a experiência de integração de novos técnicos com aqueles os que estão a mais tempo na universidade foi extremamente positiva. "Ninguém falou só das vantagens, mas também das dificuldades dos técnicos. Isso vem ao encontro de nossa expectativa em conseguir que os técnisos se sintam seguros para se expressar. Aprendemos que o trabalho é parte imensa da nossa vida, nossa identidade está relacionada a ele e precisamos cuidar mais de nós, do nosso ambiente de trabalho e de nossas relações interpessoais. Isso redundará em mais saúde existencial e, claro, se refletirá em trabalharmos melhor", avalia a psicóloga.

Segundo Damaris, a comissão optou por organizar um encontro presencial mais leve, onde a aprendizagem acontecesse dentro de um momento de bastante descontração. "Isso se refletiu no tempo que acabou não sendo suficiente, porque quase todos se sentiram à vontade para falar, perguntar e até fazer piadas. Na dinâmica corporal fizemos quatro danças circulares. Na primeira delas pudemos nos abraçar, rimos muito por errarmos alguns passos, e o que ficou bem claro foi que: quando estamos dançando juntos e alguém erra um passo, o outro nos ajuda a acertar aquele passo, a dança não fica prejudicada, pois o outro nos ajuda a voltar ao ritmo. Assim será com nosso trabalho, se estivermos trabalhando/dançando em harmonia, quando alguém erra, ou adoece, ou tem um dia ruim, o grupo o ajuda a acertar o passo. Queremos fortalecer nossos laços e aprendermos uns com os outros. O Encontro Presencial do nosso Curso Introdutório deu um passo para isso, esperamos conseguir promover outras ações neste sentido", conclui Damaris.

foto divertida

Momento da foto divertida, durante o Curso Introdutório para técnico-administrativos.

Categorias: NOTÍCIAS