augm

Intercâmbio no exterior possibilita troca de experiências para docentes e estudantes

Por Fábio Gaio. Em 22/05/17 11:49. Atualizada em 24/05/17 08:12.
Confira o relato de professor do curso de Ciências Biológicas que participou de intercâmbio na Argentina e conheça um pouco mais sobre a Coordenação de Assuntos Internacionais

A Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI), é responsável, dentre outras ações, pela articulação de parcerias e contatos para a mobilidade acadêmica, com a finalidade de possibilitar tanto a ida de professores e estudantes brasileiros para outros países, quanto a recepção de professores e estudantes vindos de fora do Brasil. A Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) possui sua coordenação própria, sediada na sala xxx do Bloco Administrativo, que funciona em articulação com a CAI de Goiânia.

O coordenador da CAI em Catalão e professor do curso de Psicologia, Crispim Antônio Campos, explica que a proposta é que a coordenação se amplie ao longo dos anos, atingindo o maior número possível de pessoas e instituições participantes. O professor cita o exemplo do convênio com a Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), que possui diferentes e diversos editais lançados ao longo do ano, e tem possibilitado a integração latino-americana por meio do ensino, pesquisa e extensão em diferentes áreas do conhecimento humano, atingindo tanto professores, quanto estudantes.  

Criada em 1991, a AUGM é uma rede formada por 33 instituições públicas de ensino de seis países da América do Sul, incluindo o Brasil. A associação é considerada a maior rede de cooperação educativa entre instituições públicas latino-americanas e seu maior objetivo é fortalecer o ensino público na região, bem como as possibilidades de investigação que os países têm conjuntamente. A UFG integra a rede desde 2010. A AUGM é uma instituição de grande valor e competência para se produzir esse intercâmbio", afirma Crispim. 

Para o professor do curso de Ciências Biológicas, Emerson Contreira Mossolin, que participou do Programa da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), na Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina, as atividades desenvolvidas, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, possibilitaram a troca de conhecimentos e experiências, sobretudo com foco na zoologia, área de atuação e interesse do professor. 

A experiência na graduação permitiu o aprendizado sobre a dinâmica do curso, tanto no aspecto teórico quanto prático, possibilitando a interação em pontos como uso de materiais em aulas práticas e métodos de avaliação. Já na pós-graduação, além de participar de uma disciplina na modalidade ouvinte, o professor ministrou uma aula que discutiu a pesquisa e a diversidade de espécies de crustáceos do Brasil. "Isso possibilitou a geração de um acordo de cooperação e um futuro projeto de pesquisa entre Brasil e Argentina a ser desenvolvido", explica Emerson.

Outro aspecto que chamou a atenção do professor foi a infra-estrutura da instituição que possui, além de professores, profissionais que se dedicam de forma integral e exclusiva a atividade de pesquisa na universidade, o que, na avaliação do professor, possibilita a melhoria da visibilidade da instituição e a quantidade e qualidade de publicações científicas. Também chamou a atenção do docente um projeto encabeçado por estudantes em funcionamento na UNL, chamado de Programa Anti-deserção, que visa acolher estudantes e diminuir consideravelmente os índices de evasão estudantil.

Confira em vídeo a entrevista completa (clique na imagem abaixo):

CAI Imagem Entrevista

 

 

Categorias: NOTÍCIAS