informativo

Direção divulga informes sobre curso de Medicina, Restaurante Universitário e outros assuntos

Por Fábio Gaio. Em 17/05/17 11:54. Atualizada em 17/05/17 11:57.

Confira documento que trata de importantes assuntos de interesse da comunidade em geral

Informes da Direção da Regional Catalão – 15/05/2017

Curso de Medicina

A comissão formada por médicos voluntários, professores e técnicos administrativos em educação da UFG concluiu a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso e o preenchimento do Diagnóstico Situacional. Os referidos documentos foram encaminhados para o MEC em meados de fevereiro. Desse modo, estão sendo feitas atualmente ações políticas e de acompanhamento para a abertura célere do curso com o recebimento da autorização ministerial e dos demais recursos necessários.

Universidade Federal de Catalão - UFCat

O Projeto de Lei (PL) n. 5271/2016 que cria a UFCat está na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), aguardando novo parecer da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (CONOF) para que o relator possa pautar o mesmo para deliberação nessa comissão. Após aprovação a CFT o PL segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados e, a partir daí, para o Senado Federal e sanção presidencial.

Prédio da Anatomia – Campus 2

A parte física de alvenaria e acabamento do prédio está pronta e a sua liberação para utilização da comunidade depende da entrega das cubas pela empresa vencedora da licitação. Os empenhos para execução das cubas foram emitidos no dia 12/05/2017 e o processo seguiu para elaboração e assinatura do contrato.

Casa do Estudante

O projeto arquitetônico de moradia estudantil foi finalizado de acordo com os apontamentos discutidos na Audiência Pública sobre o tema e os projetos complementares estão sendo elaborados para posterior licitação da obra pelo Centro de Gestão do Espaço Físico (CEGEF).

Sistema de energia solar fotovoltaica

O sistema de geração de energia foi instalado com sucesso e o início da operação depende da homologação do sistema pela CELG, que deve ocorrer até o final do mês de junho.

Reforma da Biblioteca

Será feita a substituição das esquadrias e reforma e adequação dos banheiros. Foi iniciada a reforma iniciando pela troca das esquadrias, que atualmente permitem a entrada de água da chuva no prédio.

Obras de acessibilidade

Será executada a pavimentação do estacionamento em frente aos blocos K, N, Didático 1 e Didático 2. Contudo, foram detectados cabos de fibra óptica passando por este espaço muito próximos à superfície. Desse modo, a obra foi paralisada e estão sendo feitos novos dutos para realocação das referidas fibras, evitando danos às mesmas.

A realocação das fibras implica no isolamento parcial do estacionamento, bem como na interrupção de fornecimento de internet de alguns edifícios em dias úteis, mesmo a equipe de manutenção tendo sido escalada para trabalhar no sábado e domingo.

Assim sendo, segue abaixo o cronograma previsto dos isolamentos e interrupção do serviço de internet que acontecerão nesse período de obras:

12/05 a 18/05 - Isolamento parcial dos estacionamentos dos blocos K, N, Didático 1 e Didático 2;

19/05 a 22/05 - Isolamento total dos estacionamentos dos blocos K, N, Didático 1 e Didático 2;

19/05 - Interrupção do fornecimento de internet para o bloco Administrativo a partir das 14h.

20/05 a 21/05 - Interrupção do fornecimento de internet para os blocos Administrativo, Biblioteca, K, N, Didático 1 e Didático 2.

A partir do dia 22/05 (até 24/05) a internet será religada bloco por bloco, sendo prevista uma média de 4 horas para ligação de cada um. A ordem de religação será Administrativo, Biblioteca, K, N, Didático 1 e Didático 2.

Processo do Restaurante Universitário (RU)

O processo de licitação do RU (de número 23070.014666/2016-92) foi iniciado em 17/10/2016 e o certame foi realizado no dia 27/01/17. Quatro empresas foram desclassificadas, sendo a quinta empresa considerada hábil. Contudo, houveram recursos que não foram aceitos e o processo remetido para a Procuradoria Jurídica Federal, no dia 11/05/2017, para análise de documentação. Somente após parecer favorável da referida procuradoria que poderá ser feita a assinatura do contrato, momento em que iniciará o prazo de até 45 dias para início das atividades de utilização do RU pela comunidade.

Internet da Rede Nacional Ensino e Pesquisa (RNP)

A Empresa contratada pela RNP para o fornecimento do link, BR Digital, apesar de ter se comprometido a entregar o link no dia 28/04/17, não conseguiu efetuar a entrega. Os representantes da RNP se comprometeram então a fazer um contrato emergencial para atender a Regional Catalão a partir do dia 22/05/17, quando vence o contrato da UFG com a empresa WGO. Este contrato tem um custo elevado para a instituição (aproximadamente R$ 320.000,00 por ano), recurso que poderá ser utilizado para outras demandas a partir a expansão do link da RNP.

A expansão da conexão de internet via link da RNP está autorizada desde outubro de 2013, contudo as empresas vencedoras das licitações que ocorreram nesse período nunca cumpriram os contratos celebrados.

Orçamento 2017

O Pró-Reitor de Administração e Finanças da UFG, Prof. Carlito Lariucci, emitiu no dia 06 de abril de 2017 um memorando-circular para informar sobre o corte orçamentário sofrido pelo MEC, anunciado no último dia 29 de março, que acabará por influenciar o orçamento das instituições vinculadas ao ministério.

Diante desse cenário, a PROAD resolveu contingenciar 20% dos orçamentos distribuídos a cada regional no ano em questão, como medida paliativa e temporária condicionada à efetivação do contingenciamento do MEC.

Fonte: Direção Geral

Categorias: Notícias