evento-12-maio-2017 (2)

Assinado protocolo de intenções para transferência de equipamentos para a Regional Catalão

Por Fábio Gaio. Em 15/05/17 15:01. Atualizada em 15/05/17 15:03.

Proposta é implantar em Catalão um Centro de Pesquisa em Mineração que fortalecerá o ensino, pesquisa e extensão em Engenharia de Minas e áreas afins

Na última sexta-feira (12), foi assinado protocolo de intenções entre o Governo de Goiás, Ministério de Minas e Energia, Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para transferência de equipamentos de pesquisa em Mineração para a Regional Catalão (RC) da UFG, o que possibilitará a construção de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Mineração.

O centro tem como objetivo a geração e difusão de conhecimento e inovação tecnológica. Com a utilização desses equipamentos, neste ambiente serão desenvolvidas pesquisas básicas e aplicadas em geologia, tecnologias minerais e tecnologias limpas, além da prestação de serviços tecnológicos que atendam, com inovação e eficiência, às demandas do setor empresarial de mineração em Goiás.

Os equipamentos que serão destinados à Regional Catalão incluem moinhos, peneiras vibratórias, prensas, separadores magnéticos, silo de alimentação e super agitadores. Eles fazem parte de uma planta piloto minero industrial que está atualmente em Goiânia, na METAGO, empresa pública do estado que está em fase de liquidação.

Na ocasião estiveram presentes representando a Universidade o Vice Reitor, Manoel Rodrigues Chaves, o Diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar, a Coordenadora de Administração e Finanças, Élida Silva, o Professor do Curso de Engenharia de Minas, Carlos Cordeiro e o Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Engenharia, Marco Paulo Guimarães.

O secretário de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energias, Vicente Lobo, disse que “é importante que esses equipamentos sejam usados próximos das mineradoras e da Universidade, para que possam ser utilizados na educação com resultados válidos para a indústria”.  Já o secretário de estado Vilmar Rocha, lembrou que "esse centro vai, além de tudo o que ele representa, apoiar o curso de Engenharia de Minas criado recentemente pela UFG no município de Catalão”.

Para o Diretor da Regional Catalão, “este é um primeiro passo que sinaliza a decisão acertada do Governo de Goiás em direcionar os equipamentos para Catalão, agora precisamos avançar no convênio, oficializar a decisão de uma mineradora em ajudar nos custos de transporte e instalação dos equipamentos (em torno de 1 milhão de reais) e buscar auxílio para construir os galpões para colocar a planta em operação”.

No ato foram anunciados investimentos privados significativos na área de Mineração para o estado de Goiás. Para a região de Catalão e Ouvidor, em específico, estes investimentos montam da ordem de 20 milhões de dólares para extração de vermiculita, diamante, nióbio, fosfato e outros. “Esse desenvolvimento próximo a Universidade é importante para termos o campo prático, que é fundamental na formação dos estudantes. Aproveitamos para conhecer os representantes das empresas investidoras para firmar novas parcerias”, disse o professor Marco Paulo Guimarães.

(com informações do Governo do Estado)

Categorias: NOTÍCIAS