Aula Inaugural 2017

Aula inaugural marca início do ano letivo 2017

Por Fábio Gaio. Em 27/04/17 15:07.

Calouros foram recebidos pela direção da Regional Catalão nesta quarta-feira (26), no auditório professor Paulo de Bastos Perillo

Estudantes que ingressaram este ano na Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram na manhã desta quarta-feira (26) da aula inaugural, que apresentou de forma breve aos ingressantes, um panorama geral da universidade e da vida acadêmica. 

O diretor-geral da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar, lembrou o crescimento da universidade que, nos últimos dez anos, em Catalão, saltou de 300 para 1110 vagas ofertadas, com cerca de 3300 alunos matriculados em cursos de graduação. Da mesma forma, os cursos de graduação presenciais saltaram de oito em 1996, para 26 nos últimos anos. Já na pós-graduação, de apenas um mestrado, a Regional Catalão oferta hoje dez cursos de mestrado e um doutorado. Apesar do crescimento, Thiago ressaltou a preocupação com o atual cenário de corte de despesas, que poderá atrasar ou mesmo inviabilizar a vinda do curso de medicina, que se encontra em tramitação no Ministério da Educação o projeto de lei (PL 5271/2016) que dá autonomia a Regional, com a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e que tramita na Câmara dos Deputados. 

O coordenador de graduação, Lincoln Lucílio Romualdo, esclareceu os principais pontos referentes aos regimentos geral e de graduação da universidade e tratou dos direitos e deveres dos estudantes de graduação. Lincoln frisou aos ingressantes a importância de não somente buscar o conhecimento repassado em sala de aula, mas, também, acrescentar à formação projetos de pesquisa e extensão. 

A aula inaugural integra a programação da Calourada Cultural, que ocorre até sexta-feira (28), com extensa programação organizada pelo Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão (DACC) e Coordenação de Extensão e Cultura (CEC). Nesta quarta-feira (26) está programada uma apresentação da banda goiana MR GYN e nesta quinta-feira (27), uma das atividades programadas é a palestra com a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM), que trará informações sobre políticas de assistência estudantil na Regional Catalão.

Saiba mais:

Link de acesso para a apresentação dos slides da aula inaugural (clique abaixo)

Direção-geral

Coordenação de Graduação

Aula Inaugural 2017.1

Professor Thiago Jabur (esq) e professor Lincoln Romualdo (dir)

Categorias: Notícias