saude_e_segunraca_do_Trabalhador

Requerimentos de inspeção de saúde e segurança do trabalho devem ser solicitados pela internet

Por Fábio Gaio. Em 18/04/17 10:48. Atualizada em 18/04/17 10:55.

Divisão de Segurança do Trabalho informa a comunidade universitária novo procedimento para solicitações de inspeção

A Divisão de Segurança do Trabalho (Dist) da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o propósito de organizar e facilitar o atendimento às demandas que envolvam a atuação do setor, informa que as solicitações para inspeção realizados pela Dist deverão ser solicitadas via internet, com o preenchimento de formulário disponibilizado na página da Divisão, no endereço https://segtrabalho.catalao.ufg.br/

De acordo com a coordenadora da Dist, Daiane Meireles, atualmente são três tipos de requerimentos de inspeção de saúde e segurança do trabalho que podem ser solicitados: avaliação dos postos e locais de trabalho do servidor para a caracterização da insalubridade e/ou periculosidade, realizada através de inspeção técnica; avaliação de riscos graves e iminentes nos ambientes de trabalho, máquinas e equipamentos, podendo ser solicitada a qualquer momento por servidor e terceirizado; avaliação periódica, previamente programada, onde é feita as inspeções e análises dos postos e locais de trabalho da UFG/RC para o levantamento de riscos grave e iminentes.

Segundo Daiane, é fundamental a participação da comunidade universitária para o alcance das melhorias que possam ser aplicadas na Regional. "Somos agraciados com um ambiente que tem alcançado grandes avanços com relação a sua infraestrutura e somando com estratégias de Segurança do Trabalho, a Dist tem criado rotinas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O olhar de quem vivencia o dia-a-dia dos ambientes é importante para colaborar com a busca de inciativas de melhorias", avalia.

Categorias: notícias