internet figura

Velocidade da conexão de internet deverá ser ampliada

Por Fábio Gaio. Em 03/04/17 11:41. Atualizada em 06/04/17 08:23.

Os Câmpus I e II receberão um upgrade de conexão de 100Mb/s anunciado em reunião entre UFG e RNP

A Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), deverá, em breve, ampliar a velocidade de conexão com a internet nos Câmpus I e II. Esse foi o resultado de uma reunião ocorrida recentemente em Brasília, na sede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que contou com a presença de representantes das Regional Catalão.

Representantes da RNP se comprometeram a empenhar esforços para ampliação da velocidade no link de conexão, que deverá ganhar um incremento de 100Mb/s. Com isso espera-se a ampliação da qualidade dos serviços de internet disponibilizados para a instituição (acadêmico e administrativo), além de facilitar o uso de diversos recursos propiciados pela comunicação de dados via internet, como vídeo conferência, voz sobre IP, dentre outros.

Os servidores da RNP se comprometeram a verificar como está o andamento da expansão contratada, indicando a possibilidade de realizar uma licitação (carta convite) para executar uma nova contratação, caso a empresa não se comprometa a entregar o link contratado em um curto período de tempo. O mesmo procedimento deverá ser adotado para a Regional Jataí. Além disso, foi solicitada a liberação de salas de web conferência específicas para a Regional Catalão, as quais serão gerenciadas por servidores da referida Regional. A RNP indicou os procedimentos para a solicitação das salas, informando que serão liberadas.

A Regional Catalão solicitou a cerca de três anos a expansão da conexão de internet via link da RNP. Atualmente, boa parte da conexão de internet é custeada pela própria universidade, por meio da contratação de um link local, fornecido por uma empresa privada, o que gera custo elevado para a instituição.

Participaram da reunião o diretor-geral da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thiago Jabur Bittar, juntamente com a coordenadora de Administração e Finanças, Élida Alves da Silva, o coordenador do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), Paulo Henrique Silva Azevedo e o professor do curso de Matemática, Vaston Gonçalves da Costa.  A equipe da RNP presente na reunião foi composta pelo diretor-geral da RNP, Nelson Simões, a representante da Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções e em Videoconferência e o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi.

Categorias: notícias