Diplomação_Quimica

Concluintes de Química recebem diploma de universidade portuguesa

Por Fábio Gaio. Em 08/02/17 17:03. Atualizada em 08/02/17 20:43.

Parte da graduação foi cursada na Universidade da Beira Interior, em Portugal, o que conferiu dupla diplomação aos estudantes

Três concluintes do curso de Química da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberam nesta quarta-feira, 8, o diploma de conclusão de parte do curso de graduação na Universidade da Beira Interior, em Portugal. Lilian Quelem Tavares Furtado, Aurélio Miguel Dias Moreira e Andreia Damiane Barbosa, participaram do Programa de Licenciatura Internacional (PLI), que permite ao estudante cursar metade do curso de graduação em universidades portuguesas.

O estudante que participa do PLI precisa cumprir uma série de requisitos durante sua permanência em Portugal, dentre eles, a exigência de uma pontuação mínima, a fim de que a bolsa auxílio seja renovada no período seguinte. Segundo Aurélio, a grade curricular do curso de Química na Universidade da Beira Anterior possui algumas diferenças em relação ao Brasil, inclusive, com disciplinas compactas. Isso acabou, segundo ele, exigindo bastante do grupo, que em alguns momentos precisou estudar até dez horas diárias para se adequar as diferenças curriculares e de carga horária. "Apesar de todo esforço, valeu a pena e hoje temos um diploma emitido por duas universidades", conclui.

Para Lilian, o intercâmbio permitiu o contato com um sistema educacional diferente, que possibilitou uma visão mais crítica acerca do modelo brasileiro. Segundo a concluinte, em Portugal, desde o ensino médio, que por lá tem o nome de ensino secundário, o aluno direciona sua formação para a área do conhecimento de seu interesse. Outro aspecto marcante, segundo ela, é a receptividade, ainda que no princípio, a adaptação a cultura e aos regionalismos da língua oferecessem alguma dificuldade. "Tivemos uma excelente coordenadora, a professora Isabel, que nos ajudou bastante", afirma.

Para o coordenador de graduação da Regional, Lincoln Lucílio Romualdo, além da dupla diplomação, o estudante que participa do PLI agrega a sua formação um contexto diferenciado, que inclui o aspecto cultural em sua formação. Já o vice-diretor, Denis Rezende de Jesus, lembrou que o programa teve início em 2010, incentivando alunos de vários cursos de licenciatura a cursar parte de sua formação em universidades portuguesas e, posteriormente, em universidades francesas, embora, nesse caso, não tenha havido candidatos interessados, possivelmente por conta do idioma.

Diplomacao_Quimica

Da esquerda para direita, na primeira fila: Andreia Barbosa, Lilian Furtado e Aurélio Moreira

Categorias: NOTÍCIAS